Dados do Trabalho


Título

Saúde Única e educação permanente na atenção básica

Introdução

A saúde única é uma abordagem global, multissetorial, com visão integrada da indissociabilidade entre a saúde humana, animal e ambiental. Apesar de sua importância, o conceito de saúde única, ainda não é amplamente disseminado ou conhecido, e os estudos envolvendo o tema ainda estão limitados à esfera acadêmica e teórica, fazendo com a grande parcela da população não tenha acesso a informações corretas sobre o assunto.

Objetivo (s)

realizar ações de educação permanente em saúde única, dos servidores da atenção básica do Município de Pontal do Araguaia em relação aos aspectos de saúde única envolvendo as doenças tropicais negligenciadas tais como as Leishmanioses, Doença de Chagas, Toxoplasmose, Larva Migrans Cutânea, bem como esclarecer as atribuições dos órgãos que atuam nos sistemas de vigilância em saúde. Informações de saúde única foram compartilhadas em redes sociais, objetivando a rápida disseminação entre a população.

Material e Métodos

Os trabalhos foram desenvolvidos presencial e quinzenalmente nas três unidades básicas de saúde (UBS), em datas, turnos e horários pré-agendados com cada unidade, sempre respeitando a rotina e demandas individuais. Todas as unidades foram trabalhadas do início ao fim, sendo a próxima unidade iniciada apenas após a finalização dos trabalhos na unidade anterior. Participaram voluntariamente do projeto, todos os trabalhadores e profissionais da equipe de saúde, onde as informações compartilhadas desmistificaram equívocos e mitos relativos às zoonoses. Foram realizados cinco encontros por UBS, sendo que após cada encontro foram realizadas atividades recreativas para fixação de conteúdo ministrado.

Resultados e Conclusão

o retorno da equipe foi bastante positivo e foi possível identificar que apesar de muitos servidores trabalharem há anos na área da saúde, ainda desconheciam o conceito da saúde única e conservavam muitas crenças que não refletem a real epidemiologia das doenças. É possível concluir que ações de educação permanente permanecem como uma importante ferramenta de trabalho, permitindo que informações corretas sejam compartilhadas, promovendo benefícios no aspecto social e no controle e profilaxia de zoonoses negligenciadas por meio de experiências integradoras.

Palavras Chave

Saúde Única; Saúde Pública; Zoonoses; Educação

Área

Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Adryan Jheferson da Silva Neres, João Batista Araujo Leite, Gabriela Feres de Marchi, Izabella Chrystina Rocha, Priscilla Nicácio da Silva, Mirian Francisca Martins, Satie Katagiri