Dados do Trabalho


Título

Utilização do xenomonitoramento como estratégia de vigilância epidemiológica da filariose linfática em Olinda - PE

Introdução

A filariose linfática (FL) é considerada um importante problema de saúde pública, pois trata-se de uma doença estigmatizante e que corresponde à segunda causa mundial de incapacidade. Em 1997, a Organização Mundial da Saúde, determinou que a FL é uma doença potencialmente eliminável, criando o Plano Global de Eliminação da Filariose Linfática. Esse Plano, possui dois pilares que são a quebra da transmissão e a assistência aos portadores da morbidade filarial. No tocante a quebra das transmissão, muitos avanços têm sido obtidos, desde a implementação do plano. No Brasil, a única área que ainda é considerada endêmica para FL é a região metropolitana do Recife (Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista). Olinda foi um dos municípios que implementou o tratamento coletivo com dietilcarbamazina, nas áreas com alta prevalência e atualmente encontra-se sob vigilância.

Objetivo (s)

Avaliar a ocorrência da transmissão de FL em Olinda através da estratégia de xenomonitoramento.

Material e Métodos

Para isso, foram coletadas amostras de mosquitos fêmeas da espécie Culex quinquefasciatus, em quatro bairros do município de Olinda, nos anos de 2015 e 2016. As residências foram selecionadas numa área de 4 km2, usando uma grade de quadrantes de 100 x 100 metros. Os mosquitos coletados foram acondicionados em pools de cinco a dez indivíduos a -80oC para preservação do material genético e posterior processamento. Esse projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Aggeu Magalhães (CAAE 4453.5515.0.0000.5190).

Resultados e Conclusão

Foram analisados 1.556 (2015) e 1.853 (2016) indivíduos, não havendo sido identificada infecção vetorial no período do estudo. Os resultados obtidos nos permitem concluir que não está havendo transmissão da FL na área, bem como, validar os resultados encontrados pelo município de Olinda no rastreio parasitológico, onde não estão sendo detectados novos casos de infecção filarial em humanos.

Palavras Chave

Xenomonitoramento; Vigilância Epidemiológica; Filariose linfática; Olinda.

Área

Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Eduardo Brandão, Maria Almerice Lopes da Silva, Abraham Rocha, Cynthia Braga, Anita Ramesh, Paula Alexandra dos Santos Oliveira