Dados do Trabalho


Título

Disponibilidade de biomoléculas energéticas em Aedes Aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) com diferentes genótipos kdr

Introdução

O controle químico de mosquitos que é amplamente empregado através da utilização de inseticidas, pode gerar uma pressão seletiva que resulta no surgimento da resistência a inseticidas (RI). Um dos mecanismos de RI mais conhecidos atualmente em Aedes aegypti são as mutações kdr (knckdown resistance), ocasionadas por mutações pontuais no gene do canal de sódio regulado por voltagem. Contudo, os mosquitos resistentes podem enfrentar consequências negativas em ambientes sem inseticidas. A disponibilidade de moléculas essenciais como proteínas, carboidratos e lipídeos, que desempenham papéis vitais em várias etapas do ciclo de vida do mosquito, pode ser alterada em mosquitos resistentes a inseticidas, via um processo de trade-off energético, entretanto há uma lacuna de conhecimento acerca das consequências da seleção de mecanismos de RI sobre a disponibilidade energética, especialmente para o Ae. aegypti

Objetivo (s)

Investigar as concentrações de carboidratos, glicogênio e proteínas em larvas de populações naturais de Ae. aegypti com diferentes níveis de RI e em linhagens isogênicas com distintos genótipos kdr. 

Material e Métodos

Foram utilizados ensaios bioquímicos colorimétricos para avaliação das biomoléculas e qPCR para as genotipagens de kdr. Foram mensuradas as concentrações de proteínas, pelo método de Bradord (1976) e as concentrações de carboidratos e glicogênico pelo método de Foray (1985). Os resultados obtidos para a concentração de carboidratos e glicogênico foram normalizados pelo total de proteínas presente em cada amostra. A significância entre as médias de concentração entre as populações ou linhagens foram testadas via análise de variância (ANOVA), com teste a posteriori de Tukey.

Resultados e Conclusão

As concentrações de proteínas, carboidratos e glicogênio, no geral, não diferiram significativamente entre as populações com diferentes níveis de RI ou entre as linhagens com distintos genótipos kdr.  Os diferentes genótipos kdr não interferem na disponibilidade de proteínas, carboidratos totais e glicogênio. Outros mecanismos de RI presentes nas populações naturais aqui investigadas também não influenciaram na concentração dessas biomoléculas. Nossos resultados contribuem para o entendimento sobre os efeitos da RI no fitness do inseto e, consequentemente, em sua capacidade vetorial. 

Palavras Chave

Resistência a inseticidas. Trade-off energético. Reservas energéticas.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Gabriel Carvalho do Nascimento, Carlucio Rocha dos Santos, Ademir Jesus Martins