Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO in vitro DA CITOTOXICIDADE E ATIVIDADE ANTI-LEISHMANIA DE CHALCONAS EM Leishmania infantum
Introdução
A leishmaniose visceral (LV) compõe o grupo de doenças negligenciadas, endêmicas principalmente em regiões menos desenvolvidas dos continentes africano, sul-americano e asiático. Atualmente, os tratamentos primários para LV envolvem o uso de medicamentos com considerável toxicidade. Estudos recentes têm demonstrado substâncias da classe das chalconas como promissoras no desenvolvimento de novos medicamentos.
Objetivo (s)
Sob essa óptica, o presente estudo objetivou avaliar compostos da classe das chalconas quanto à atividade leishmanicida nas formas promastigota e amastigota e avaliar a toxicidade em eritrócitos e células mononucleares do sangue periférico (PBMCs) de humanos saudáveis.
Material e Métodos
A análise da atividade antipromastigota e antiamastigota (n = 3) em L. infantum IOC579 foi realizada pelo método colorimétrico MTT, e os compostos foram testados em concentrações seriadas de 100 a 0,78 µM. Os testes de lise de hemácias e em PBMCs foram realizados com células de humanos saudáveis (n = 3) e, em todos os testes, a Anfotericina B foi utilizada como controle positivo. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos do Hospital Lauro Wanderley/UFPB (CAAE: 17813013.8.0000.5183).
Resultados e Conclusão
Os testes anti-promastigotas foram realizados após triagem molecular com 19 compostos, dos quais um (C4H1) exibiu atividade leishmanicida com valor IC50 de 12.9 μM. Esse composto foi selecionado para testes de toxicidade com eritrócitos e não apresentou atividade hemolítica nas concentrações testadas. Posteriormente, foi utilizado para avaliação da atividade anti-amastigota com valor de EC50 de 19.6 μM. Por fim, em ensaios utilizando concentrações partindo de 1000 µM, em PBMCs o composto apresentou concentração citotóxica de 130.5 μM, tendo como índice de seletividade 10.1 para formas promastiogotas e 6.7 para formas amastigotas. Portanto, C4H1 caracteriza-se como uma molécula promissora no desenvolvimento de pesquisas com L. infantum, considerando sua considerável atividade leishmanicida nas formas testadas e baixa atividade citotóxica.
Palavras Chave
substâncias bioativas; Doenças Negligenciadas; terapias alternativas
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Ana Letícia Monteiro Fernandes, Delva Thyares Fonseca Lamec, Leonardo Lima Cardoso, Rosália Santos Ferreira, Hugo Juvino Isidro Anacleto, Shayenne Eduarda Ramos Vanderley, Fernando Cézar Santos Comberlang, Fernanda Silva Almeida, Tatjana Souza Lima Keesen