Dados do Trabalho


Título

SURTOS DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR NO ESTADO DO CEARÁ - BRASIL, AGOSTO A DEZEMBRO DE 2023

Introdução

 O Ceará é um dos estados onde a Leishmaniose Tegumentar (LT) ocorre com maior frequência. De 2007 a 2023, foram diagnosticados 12.191 casos, média de 717 ao ano e 87,9% autóctones. Os coeficientes de detecção apresentaram tendência cíclica, com incremento de 41,0% em 2023 quando comparado a 2022.

Objetivo (s)

 Descrever os surtos de LT ocorridos no estado do Ceará - Brasil, de agosto a dezembro de 2023.

Material e Métodos

Estudo descritivo e transversal, com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, prontuários, entrevistas com pacientes, familiares e profissionais da saúde. As variáveis foram idade, sexo, zona de residência, escolaridade, sintomas e droga. Considera-se surto de LT a ocorrência de dois ou mais casos confirmados, com vínculo epidemiológico em uma área.

Resultados e Conclusão

Houve seis surtos de LT nos municípios de Horizonte, Itapagé, Trairí, Itatira, Pereiro e Icó, distribuidos nas Regiões Leste, Central e Sul, de 28/08 a 06/12 (13-26 casos). A média de idade foi 39 anos (1±80), 58,4% do sexo feminino, 41,6% com menos de 30 anos e 32,7% com nível fundamental incompleto. A maioria foi da zona rural (73,5%), com presença de bananeiras e riachos. Todos apresentaram forma clínica cutânea, com ulcerações indolores e disseminadas. Antimonial pentavalente foi a droga mais prescrita (75,7%). Houve intersetorialidade entre Vigilância Epidemiológica, Entomologia, Assistência Farmacêutica, Laboratório Central de Saúde Pública e Hospital de Doenças Infecciosas. As principais atividades desenvolvidas foram: notificação; inquérito e busca ativa de novos casos; definição de fluxo para diagnóstico; dispensação dos medicamentos para tratamento oportuno; educação em saúde aos profissionais da saúde e à população; e investigação entomológica, com identificação de Lutzomyia longipalpis, L. Intermedia e L. Lenti.  Os surtos de LT aconteceram, principalmente, na zona rural com características favoráveis à transmissão. Nas investigações, houve atuação intersetorial entre Vigilância e Atenção à Saúde. Recomenda-se intensificar ações de educação em saúde para os profissionais da saúde e para a população, no intuito de identificar os casos oportunamente e subsidiar a tomada de decisão.

Palavras Chave

Leishmaniose Tegumentar. Surto. Epidemiologia. Intersetorialidade

Área

Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Kellyn Kessiene Sousa Cavalcante, Tatiana Cisne Souza, Adriana Rocha Simião, Vivian Silva Gomes