Dados do Trabalho


Título

AB2CO: um escore de risco de mortalidade para pacientes com COVID-19 admitidos em unidades de terapia intensiva

Introdução

Durante a pandemia da COVID-19, vários sistemas de pontuação foram desenvolvidos e testados para estratificar os pacientes de acordo com seus níveis de risco, permitindo a alocação adequada de recursos e aumentando a probabilidade de resultados bem-sucedidos. No entanto, a maioria deles está limitada por falhas metodológicas e utiliza dados anteriores ao surgimento de novas variantes e a ampla vacinação. Ainda há uma lacuna na literatura quanto a disponibilidade de uma ferramenta eficaz para predizer a mortalidade hospitalar entre pacientes com COVID-19 admitidos em unidades de terapia intensiva (UTI).

Objetivo (s)

Nosso objetivo foi abordar essa lacuna desenvolvendo um novo escore de risco e comparando-o com outros escores existentes.

Material e Métodos

O estudo foi aprovado pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CAAE: 30350820.5.1001.0008). Este estudo observacional multicêntrico incluiu pacientes adultos com COVID-19 internados em 18 UTIs de 9 cidades brasileiras, de setembro de 2021 a julho de 2022. Os preditores em potencial foram selecionados através de revisão da literatura. Modelos Aditivos Generalizados (GAM) foram usados para avaliar a relação entre os preditores e o desfecho. A regressão LASSO (least absolute shrinkage and selection operator) foi usada para derivar a pontuação do escore.

Resultados e Conclusão

De um total de 558 pacientes, a idade mediana foi de 69 anos (intervalo interquartil 58-78), 56,3% eram homens, 19,7% necessitaram de ventilação mecânica (VM) e 44,8% morreram durante a hospitalização. O modelo final, denominado AB2CO, compreendeu 6 variáveis: idade (Age), pO2/FiO2, função respiratória (frequência respiratória e se o paciente está em VM) (Breathing), doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD) e Obesidade. O AB2CO mostrou uma área sob a curva ROC de 0,781 (IC 95% 0,744 a 0,819), bom desempenho geral e uma excelente calibração (slope=1.063, intercept=0.015, p-value=0.834). Além disso, o modelo foi comparado com outros escores existentes e exibiu capacidade discriminatória superior à maioria delas, e com melhor curva de calibração. O AB2CO é um escore simples, objetivo e barato, baseado em apenas seis variáveis, variando de 0 a 16 pontos. Ele apresentou desempenho superior a outros escores e foi desenvolvido utilizando dados mais recentes da pandemia, tornando-o ainda mais fidedigno ao atual cenário. Estudos futuros necessitam realizar a validação externa do escore.

Palavras Chave

COVID-19; Unidade de Terapia Intensiva; prognóstico; Mortalidade; fatores de risco

Área

Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Virginia Mara Reis Gomes, Magda Carvalho Pires, Polianna Delfino-Pereira, Vandack Nobre, Milena Soriano Marcolino