Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO CENÁRIO DA TUBERCULOSE NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 NO ESTADO DO PARÁ: diagnóstico e adesão ao tratamento.

Introdução

A TB ainda é um sério problema de saúde pública. Portanto, são adotadas algumas estratégias para erradicação da infecção. A COVID-19 interrompeu diversos serviços de saúde em caráter mundial, tais como: imunização de rotina, consultas, diagnóstico e tratamento das doenças transmissíveis. 

Objetivo (s)

 Analisar o impacto que a pandemia da Covid-19 causou no diagnóstico, adesão e continuidade do tratamento da Tuberculose pulmonar.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e de pesquisa documental, no qual, foi realizada a coleta de dados no DATASUS e artigos nas bases de dados da PUBMED, LILACS, SCIELO E BVS entre os anos de 2017 a 2021.

Resultados e Conclusão

Dentro do período selecionado para o estudo, foram notificados 24.195 casos de TB no estado do Pará, média anual de 4.839 novos. Foi observado uma diminuição de casos notificados de TB nos anos referentes a pandemia da Covid-19 (2020 e 2021), em relação aos anos anteriores, porém as notificaçôes apresentavam uma tendência crescente de casos de TB no ano de 2019, podendo revelar uma camuflagem do real impacto sofrido pela TB durante a pandemia. Houve maior incidência da TB foi na região urbana, com Belém apresentando 12.243 (50,97%) do total de casos. Foi possível observar que entre os anos 2017 e 2019 o TDO aumentou em média de 1.429 (5,91%) casos, já nos anos 2020 e 2021 o TDO passou para a média 1.024 (4,23%). A incidência da TB foi maior entre 20-39 anos, predominância no sexo masculino. Notamos também uma queda brusca na taxa de mortalidade por tuberculose no estado. Em contrapartida, foi observado confusão e dificuldade na diferenciação da TB e da SARS-CoV-2, onde ambas possuem sinais e sintomas parecidos por se tratar de infecções do trato respiratório. A partir desses dados, torna-se possível perceber o impacto causado no Programa Nacional de Combate e Controle da TB. A TB é uma infecção que acomete a humanidade há milênios e desde então a humanidade tenta combatê-la, mas percebemos um retrocesso nesse enfrentamento a cada dificuldade que o mundo enfrenta. Revelando o quanto esse problema ainda precisa de ações e um olhar especial para diminuição ou até mesmo a erradicação da tuberculose.

Palavras Chave

Tuberculose; COVID-19; Pandemia; Epidemiologia

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

AMANDA THAIS SILVA SILVA, JESSICA DOS SANTOS VIEIRA, VITÓRIA LISS REIS, ANA CLARA SILVA , STELACELLY COELHO TOSCANO SILVEIRA, CRISTAL RIBEIRO MESQUITA