Dados do Trabalho


Título

Análise parasitológica de componentes de sanitários e em funcionários terceirizados de uma Instituição de Ensino Superior, Bahia, Brasil

Introdução

As doenças parasitárias intestinais, muitas vezes, são negligenciadas e esse fenômeno pode ser verificado em instituições de ensino superior. Em ambientes coletivos de estudos, a situação pode agravar-se em virtude da aglomeração aliada à falta de educação sanitária apropriada, o que facilita a prevalência de alguns parasitos.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo identificar a presença de formas parasitárias em elementos sanitários do pavilhão de aulas e do pavilhão de laboratórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no município de Santo Antônio de Jesus, bem de parasitos intestinais no material fecal dos funcionários ligados diretamente à limpeza destes locais. A fim de traçar uma possível relação e formar um arcabouço prático/teórico que norteará ações em saúde para prevenção de parasitoses.

Material e Métodos

As amostras das superfícies foram coletadas nos vasos sanitários, acionadores da descarga e torneiras com fita adesiva transparente, à luz da técnica de Graham, em um total de 42 amostras, com leitura de três lâminas por local. Entre os 10 funcionários da limpeza, planejou-se dez amostras fecais que foram analisadas utilizando o método de Lutz. Todas as amostras foram observadas no microscópio óptico comum.

Resultados e Conclusão

Após a leitura das 126 lâminas dos elementos sanitários analisados, constatou-se que apenas uma das amostras encontrava-se contaminada por estruturas parasitárias de fungos. Observou-se que, das 30 lâminas produzidas a partir das amostras concedida pelos servidores responsáveis pela limpeza dos banheiros do CCS e lidas pelos responsáveis pela produção desse estudo, encontrou-se um total de 100% de negatividade. Os achados negativos para formas parasitárias outras em elementos sanitários, expressam que a higiene destes locais está dentro dos padrões desejáveis. As amostras negativas para os parasitológicos de fezes com os funcionários, sugerem tanto o uso correto dos equipamentos de proteção individual, como também cuidados de higiene pessoal e alimentar destes.

Palavras Chave

Parasitos intestinais; Saúde Pública; Saneamento básico

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Karina Maria Fernandes Souza, Arlindo Adorno Mascarenhas, Ana Beatriz Cruz da Silva, Thayrlla Rayssa Teixeira Barboza, André Marcos Damasceno Soglia, Mariana Soares de Almeida Sena, Glauber Andrade dos Santos, Ana Lúcia Moreno Amor