Dados do Trabalho
Título
Avaliação in vitro da atividade adjuvante de piperina no esquema de tratamento de micobacterioses pelo Complexo Mycobacterium avium
Introdução
As micobactérias do Complexo Mycobacterium avium (MAC) são organismos ubíquos, considerados patógenos oportunistas que podem ser transmitidos ao indivíduo pela água, solos, canalizações domésticas e hospitalares. Essas micobactérias possuem a capacidade de causar doenças pulmonares e extrapulmonares. O tratamento padrão depende da espécie e órgão envolvido na infecção, de forma geral inclui terapia combinada de longa duração com a azitromicina ou claritromicina (CLR), associado a etambutol (EMB) e rifampicina (RIF). Contudo, a taxa de sucesso terapêutico relatada é de apenas 50-55%. A piperina (PIP), alcalóide extraído da pimenta preta, apresenta propriedades farmacológicas e imunomoduladoras já descritas na literatura, inclusive atividade contra espécies micobacterianas. Elucidar sua atividade combinada aos fármacos da terapêutica em MAC é necessário para uma possível utilização como adjuvante no tratamento.
Objetivo (s)
Avaliar a ação antimicrobiana combinatória de PIP com CLR, RIF, moxifloxacino (MXF), linezolida (LNZ), ciprofloxacino (CIP), amicacina (AMK) ou EMB contra isolados clínicos do MAC.
Material e Métodos
A CIM foi determinada utilizando o método Resazurin Broth Microdilution Assay e a combinação de PIP com os fármacos utilizados na terapêutica de micobactérias pertencentes ao MAC foi avaliada pelo método Resazurin Drugs Combination Microtiter Assay em dois isolados de M. avium subsp. avium e M. avium subsp. intracellulare. O efeito modulador de PIP (fármaco A) sobre a atividade dos antimicrobianos testados (fármaco B), foi calculado pela fórmula fator de modulação (MF) = MIC B/MIC B+A. Resultados de FM ≥4 foram considerados significativos.
Resultados e Conclusão
A CIM de PIP foi 1024 µg/ml, CLR 512 µg/ml, MXF 0,06 µg/ml e AMK 1 µg/ml para os três isolados clínicos testados, já para RIF foi de 8 µg/ml e CIP 0,06 µg/ml para os isolados clínicos de M. avium subsp. avium e 16 µg/ml (RIF) 0,25 µg/ml (CIP) para M. avium subsp. intracellulare. As CIMs de LNZ e EMB variaram entre 16 e 32 µg/ml para as subespécies testadas. Resultados de FM significativos foram encontrados para os fármacos CLR, RIF, LNZ, AMK e EMB, dos quais PIP foi capaz de modular em até 32 vezes a atividade antimicrobiana. Considerando os desafios no tratamento das micobacterioses, a busca por novas opções ou adjuvantes para terapêutica dessas doenças é necessário, e os estudos in vitro com PIP demonstrou uma diminuição significativa da CIM dos antimicrobianos testados, que deve ser melhor explorada.
Palavras Chave
Complexo Mycobacterium avium; piperina; tratamento adjuvante.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Carolina Trevisolli Palomo, Letícia Sayuri Murase, Renata Alexandre Oliveira, Beatriz Ignácio Pinel, Giulienne Karla Pereira Silva, Larissa de Souza Brianezi, Gabriella Letícia Bonone, Jean Eduardo Meneguello, Katiany Rizzieri Caleffi-Ferracioli, Regiane Bertin de Lima Scodro, Rosilene Fressatti Cardoso