Dados do Trabalho


Título

HEMOPARASITOSES NA AMAZÔNIA E A DETECÇÃO DE CASOS DE FILARIOSE, APÓS CAPACITAÇÃO, NO LACEN-AM

Introdução

A Mansonella ozzardi é um parasita filarial autóctone do continente Americano que frequentemente infecta seres humanos na Amazônia. A infecção humana pelo M. ozzardi ainda é considerada como não patogênica apesar da variedade de sintomas relacionados, tais como febre, dores articulares, dor de cabeça, linfadenopatia, eosinofilia e erupções pruríticas da pele.

Objetivo (s)

Apresentar os casos de filariose detectados em lâminas de gota espessa no LACEN-AM entre os anos de 2006 e 2023.

Material e Métodos

Os microscopistas são treinados para o diagnóstico da malária, por se tratar de uma doença endêmica.  Os profissionais estão inseridos em todas as localidades do estado do Amazonas, nas áreas urbanas, rurais e indígenas. Valendo-se da alta capilaridade desses técnicos, foram inseridas novas capacitações, de forma a verificar em lâmina de gota espessa outras doenças negligenciadas que são de ocorrência regular na região, dentre elas, a visualização de filárias e outros hemoparasitos. A visualização do parasito por meio de microscopia óptica, após coloração com corante vital (azul de metileno e Giemsa) em lâminas de gota espessa, foi avaliada entre os anos de 2006 e 2023, e foram apurados todos os casos detectados de filariose.

Resultados e Conclusão

RESULTADOS: Até 2005 não havia registro de casos de filariose no LACEN-AM. Após a capacitação dos microscopistas e registro dos casos, foram detectados 9.735 casos de filariose no Amazonas, com uma média anual de 540 casos/ano. Seu registro aparece no SIVEP-malária de forma que fica documentado seu diagnóstico possibilitando uma vigilância epidemiológica mais efetiva. A capacitação no diagnóstico das filarioses fez com que os profissionais se sentissem motivados na nova habilidade diagnóstica, apresentando a ocorrência deste parasita. CONCLUSÃO: Apesar da ocorrência de M. ozzardi em áreas endêmicas como na Amazônia ser muitas vezes negligenciada, uma vez que, devido a similaridade de sintomas com outros agravos, não recebe o tratamento adequado. É necessário o diagnóstico oportuno de forma a diminuir sua ocorrência na população susceptível. A pesquisa de Mansonelose está alinhada à iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a eliminação de doenças nas Américas.

Palavras Chave

*Palavras-chave: Mansonella ozzardi; hemoparasitas; filária.

Área

Eixo 07 | 6.Helmintíases humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Ruth Rodrigues Cruz, Ana Ruth Lima Arcanjo, Kiriath Alcântara Rebello, Ricardo Mauro Silva, Thiago Ribeiro Vinagre, Tatyana Costa Amorim Ramos, Marco Aurélio Almeida Oliveira, Claudio Fernandez Araujo