Dados do Trabalho
Título
Análise Genômica do SARS-CoV-2 nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil entre Janeiro e Dezembro de 2023.
Introdução
O SARS-CoV-2 tem se ramificado em diversas linhagens filogenéticas, refletindo os padrões de circulação. Por isso, estudos que avaliem a dinâmica de circulação das diferentes linhagens e sublinhagens são cruciais para monitorar a atividade viral e o seu impacto global.
Objetivo (s)
Para tal, este estudo buscou descrever a diversidade de linhagens de SARS-CoV-2 circulantes na região Norte e Nordeste do Brasil durante o período de janeiro a dezembro de 2023.
Material e Métodos
Como um laboratório dentro do Sistema Global de Vigilância e Resposta à Gripe e outros vírus respiratórios (GISRS) da OMS para fins de vigilância global, nem o consentimento informado por escrito nem a aprovação ética explícita foram solicitados, pois este estudo foi apenas observacional e realizado como parte de uma vigilância virológica de rotina (anonimamente, sem identificação de pacientes), conforme estabelecido nos termos de referência para os Centros Nacionais de Gripe da OMS. O preparo de bibliotecas foi utilizado o kit COVIDSeq Assay, seguindo as instruções do fabricante e, o Sequenciamento Genético de Nova Geração por amplicon foi realizado na plataforma Illumina® sequencing systems. Todas as etapas da análise genômica foram conduzidas a partir do fluxo de trabalho ViralFlow. Para a designação viral foi utilizado a ferramenta de classificação Pangolin v4.3.1.
Resultados e Conclusão
Assim, um total de 611 genomas completos de SARS-CoV-2 foram analisados, onde a região Norte do Brasil contribuiu com 73% (446) e a região Nordeste com 27% (165) dos genomas recuperados. A análise filogenética demonstrou que os genomas pertencem a 35 sublinhagens da variante Omicron. Entre as SE 5 a SE 23 de 2023 foram detectados casos de SARS-CoV-2 expressivamente associados a sublinhagem XBB.1.5. A partir da SE 23, notou-se a cocirculação das sublinhagens GK.1 e FE.1.2, sendo a segunda mais evidente até a SE 32. Posteriormente, entre as SE 38 e SE 52, foi observado a cocirculação das sublinhagens JD.1.1, JD.1.12, JN.1 e JD.1.1.1.Assim sendo, estudos que fortaleçam a vigilância genômica do SARS-CoV-2 são de extrema importância, pois fornecem uma maior compreensão da sua circulação, disseminando informações relevantes para o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e controle das infecções, especialmente no que se refere ao impacto dos imunizantes utilizados.
Palavras Chave
COVID-19; Vigilância Genômica; Vírus respiratórios.
Área
Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Agatha Monike Silva Nunes, Amanda Mendes Silva, Luana Soares Barbagelata, Wanderley Dias das Chagas, Edvaldo Tavares da Penha Junior, Stephany Teixeira Lima Nobre, Delana Andreza Melo, Maria Silvia Sousa Lucena, Luana da Silva Soares Farias, Fernando Neto Tavares, Mirleide Cordeiro dos Santos