Dados do Trabalho


Título

Propensão antigênica da proteína circunsporozoíta de Plasmodium falciparum

Introdução

Encontrada predominantemente em regiões tropicais e subtropicais, a malária é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida pela picada de mosquitos fêmeas do gênero Anopheles. A espécie responsável pela forma mais grave e letal da malária, o Plasmodium falciparum, apresenta desafios significativos para o controle e para a erradicação devido à sua complexa biologia e resistência crescente aos medicamentos. A busca por uma vacina eficaz e duradoura tem sido uma prioridade global, com a proteína circunsporozoíta (CSP) de P. falciparum emergindo como um alvo promissor. A CSP é uma macromolécula proteica encontrada na superfície de esporozoítos, que é a forma infectante do parasito, assumindo papel importante no processo de invasão do P. falciparum aos hepatócitos. Análises em Biologia Computacional permitem caracterizar propriedades imunológicas de proteínas para que seja possível predizer aspectos críticos de sua função biológica.

Objetivo (s)

Avaliar in silico a propensão antigênica da CSP de P. falciparum.

Material e Métodos

A sequência aminoacídica de referência (RefSeq) da CSP de P. falciparum foi obtida no banco de dados GenBank, cujo código de acesso é XP_001351122, e salva no formato FASTA, sendo, posteriormente, adicionada na ferramenta computacional PCPROF para que a antigenicidade da proteína de interesse fosse determinada a partir da convolução de parâmetros como a hidrofilicidade, acessibilidade e flexibilidade dos seus aminoácidos, considerando um tamanho de janela de análise de 7 aminoácidos.

Resultados e Conclusão

Na CSP de P. falciparum, a confluência das variáveis de hidrofilicidade, acessibilidade e flexibilidade resultou em uma maior propensão antigênica na região N-terminal, ou seja, entre os resíduos Glu74-Gln96. Além disso, foi possível verificar, ainda que em menor expressividade, importantes propensões antigênicas na região C-terminal da macromolécula, isto é, entre os resíduos Ala270-Gln281 e Asn306-Ser312.  As porções da CSP de P. falciparum com alto potencial antigênico representam importantes áreas de geração de respostas imunes robustas, sendo cruciais no desenvolvimento de vacinas com eficácia significativa. Assim, este estudo pode contribuir para a elucidação dos mecanismos de imunogenicidade desta proteína, além de auxiliar na orientação de estratégias vacinais contra a malária.      

Palavras Chave

Plasmodium falciparum; Biologia Computacional; Imunização.

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Rayssa da Silva Ribeiro, João Vitor dos Santos Benjamin, Adria Marcelle da Silva Lucena, Elaiane Silva de Sousa, Lindsayn Lorena de Souza Soares, Larissa Cristina Machado Barros, Mateus Almeida Castro