Dados do Trabalho
Título
Bases de dados utilizadas em revisões sistemáticas Cochrane sobre doenças tropicais negligenciadas.
Introdução
As revisões sistemáticas (RS) buscam identificar as melhores evidências disponíveis para informar a prática clínica e a formulação de políticas de saúde. Para isso, a busca por estudos que forneçam estas evidências precisa ser ampla e sensível, minimizando a perda de estudos relevantes. Para avaliar os efeitos de intervenções (prevenção/terapia) doenças tropicais negligenciadas (DTN) é recomendada busca adicional em bases específicas e/ou regionais, focadas na produção científica vindas de regiões com alta frequência de DTN.
Objetivo (s)
Avaliar as fontes de informação usadas em RS Cochrane que avaliam efeitos de intervenções e a acurácia de testes diagnósticos para DTN.
Material e Métodos
Estudo meta-epidemiológico descritivo e de avaliação crítica, realizado na Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. O protocolo foi registrado prospectivamente na Open Science Framework e está disponível em https://osf.io/pdg83. Foram consideradas as últimas versões de RS Cochrane que avaliaram intervenções ou testes diagnósticos para DTN. Após estratégia de busca na Cochrane Library com os termos MeSH referentes às DTNs descritas pela OMS, dois pesquisadores selecionaram, de modo independente, as revisões em duas etapas (leitura de resumos; e de textos completos). A extração de dados (informações gerais, aspectos metodológicos e detalhamento dos desfechos) foi realizada por dois pesquisadores.
Resultados e Conclusão
Foram incluídas 40 RS sobre leishmaniose (n=5, 13%), hanseníase (n=4, 10%), tracoma (n=4, 10%), esquistossomose (n=3, 8%), verminoses transmitidas pelo solo (n=3, 8%), escabiose (n=3, 8%), Doença de Chagas (n=3, 8%), neurocisticercose (n=2, 5%), oncocercose (n=2, 5%), filariose linfática (n=2, 5%), helmintíases no geral (n=2, 5%), tripanossomíase africana (n=2, 5%), equinococose (n=1, 3%), ascaridíase (n=1, 3%), estrongiloidíase (n=1, 3%), dengue (n=1, 3%) e úlcera de Buruli (n=1, 3%). As RS foram conduzidas entre os anos de 2007 e 2022. As principais fontes de dados utilizadas foram: MEDLINE (n=39, 97,5%), EMBASE (n=38, 95%), CENTRAL (n=36, 90%), LILACS (n=31, 77,5%), CIDG SR (n=18, 45%) e ClinicalTrials.gov (n=11, 45%). Análises adicionais relacionando as fontes de informação, o número de estudos primários incluídos e as conclusões das RS estão sendo realizadas. Aproximadamente um quarto das RS Cochrane sobre DTN não realizou busca na base de dados LILACS, que contempla estudos da A. Latina/Caribe, regiões com elevada prevalência das DTN avaliadas. Agência finaciadora: FAPESP (IC).
Palavras Chave
Doenças Tropicais Negligenciadas; Revisão sistemática; Cochrane; Meta-epidemiológico.
Área
Eixo 19 | Outros
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Geovani Martins Pereira, Rafael Leite Pacheco, Cecília Menezes Farinasso, Rachel Riera