Dados do Trabalho
Título
Descrição do viroma de aves silvestres provenientes do município de Caxias, Maranhão.
Introdução
As doenças transmitidas entre animais e os seres humanos, denominadas de zoonoses, possuem grande importância na saúde pública mundial. As aves atuam como hospedeiros de diversos vírus zoonóticos, os quais podem apresentar ameaças em caráter mundial. Deste modo, estudos metagenômicos possibilitam averiguar a circulação de uma variedade de genomas virais já existentes, bem como, a possível descoberta de novos vírus de importância para a saúde pública.
Objetivo (s)
Descrever a diversidade viral de amostras fecais de aves silvestres (Chiroxiphia pareola) do município de Caxias, Maranhão.
Material e Métodos
Um pool composto por sete amostras de suspensão fecal de aves C. pareola foi encaminhado para extração do RNA total, síntese do cDNA fita dupla, preparação da biblioteca genômica e sequenciamento por plataforma NGS. Para análise de bioinformática foi realizado a remoção de leituras curtas, sequências de adaptadores e de leituras referentes ao hospedeiro, seguida do alinhamento das sequências com o banco de dados NR do NCBI. Os arquivos das leituras e dos contigs foram analisados no programa MEGAN6. Este estudo encontra-se aprovado na CEUA da Universidade Estadual do Maranhão Nº 025/2019.
Resultados e Conclusão
Para a amostra analisada, foi gerado um total de 59.122.606 leituras. A partir destes resultados as diversidades mais abundantes em leituras e contigs foram de vírus que infectam bactérias: bacteriófagos e as famílias: Inoviridae e Microviridae. A ordem Picornavirales e a família Polycipiviridae, também aparecem dentre este viroma. Evidencia-se que a família Herpesviridae surgiu na análise das leituras, mas quando analisadas por meio dos contigs não foram identificadas. É valido enfatizar que isto pode ocorrer, uma vez que os contigs são confiáveis por apresentarem sequencias maiores e com mais informações genômicas, mas as leituras podem ser sensíveis a vírus com baixa carga viral na amostra. Por outro lado, devido os maiores achados terem sido de espécies de bacteriófagos, sugere-se então que as bactérias que esses vírus infectam podem fazer parte da microbiota do hospedeiro, podendo ter alguma relevância para este, mas seriam necessários estudos mais detalhados para definir a natureza desses vírus. Diante disso, e baseado na importância da vigilância para a saúde pública frente a possíveis ameaças que os vírus zoonóticos podem ocasionar no mundo, analisar a diversidade viral se reveste de grande importância tanto para a vigilância epidemiológica quanto para a saúde pública.
Palavras Chave
Aves; Metagenômica; One health; viroma
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Lizandra Caroline dos Santos Souto, Leonardo Henrique A Hernández, Keissy Karoline Pinheiro Miranda, Sandro Patroca da Silva, Flávio Kulaif Ubaid, Taciana Fernandes Souza Barbosa Coelho, Ana Cecilia Ribeiro Cruz, Joana D’Arc Pereira Mascarenhas