Dados do Trabalho
Título
Ações relacionadas à cascata de cuidado da infecção por M. tuberculosis (ITB) no município de São Paulo, 2023.
Introdução
São Paulo- SP é um dos municípios de intervenção piloto do ExpandTPT, um programa de implementação nacional que tem como objetivo principal empregar ferramentas e estratégias que viabilizem a expansão da TPT no Brasil, propondo uma abordagem da cascata de cuidados da ITB. Estudos prévios1-4 mostraram que há pessoas perdidas em cada estágio desta cascata do cuidado. Na revisão sistemática de Alsdurf et. Al4, o estágio da cascata associado com maiores perdas foi a identificação de pessoas elegíveis ao rastreio e as menores perdas incluíram recebimento de resultados de exames, encaminhamento para avaliação frente a um teste positivo, e aceitação do início da terapia, se recomendado.
Objetivo (s)
Descrever as principais etapas de perdas e ações relacionadas às perdas da cascata de cuidados da ITB em São Paulo- SP.
Material e Métodos
Estudo realizado de abril de 2023 a abril de 2024, em São Paulo- SP. Os dados foram obtidos a partir de análise de registros de informações no livro de registro de contatos e registro no banco de dados RedCap como parte do programa ExpandTPT, do qual fizeram parte 75 unidades de saúde. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo - SMS/SP, sob o número 6.019.984. Os dados preliminares foram analisados de forma descritiva de forma a permitir uma abordagem diagnóstica de relação entre os dados e posterior proposição de ações voltadas a cada um dos estágios de maiores perdas identificadas.
Resultados e Conclusão
Os estágios 2,4 e 5 foram os estágios da cascata de cuidados da ITB com maiores perdas de acordo com os registros, com porcentagens de 61,1%; 46% e 75,7% respectivamente de perdas em relação ao estágio anterior. As maiores perdas foram nas etapas diagnósticas de ITB (PT e IGRA) e exclusão da TB ativa por meio do RX e completude de tratamento prescrito. As ações realizadas associadas a cada um dos estágios da cascata de cuidados da ITB foram relacionadas ao empenho e envolvimento das equipes com a nova estratégia proposta, realização de capacitações online e visitas locais com profissionais envolvidos no processo da identificação de contatos, distribuição de materiais impressos de orientação, realização de capacitações em PT que estavam interrompidas, abertura de novas unidades de referência em PT/ IGRA e reorganização do fluxo de PT/IGRA, RX de tórax e relacionados ao uso de medicamentos. Ao longo do tempo, houve melhora no preenchimento do livro e, portanto, nos contatos identificados, que resultou no aumento do número de TPT iniciados.
Palavras Chave
Tuberculose Latente; Tuberculose; Cadeia de infecção; Busca de comunicante.
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Vanessa Cordeiro Vilanova, Thais Tiemi Yamamoto, Rachel Russo Leite, Priscilla Wolter Paolino, Anete Trajman