Dados do Trabalho
Título
ANCORAGEM MOLECULAR EM LARGA ESCALA DE COMPOSTOS NATURAIS COM POTENCIAL ANTI-Leishmania
Introdução
As infecções por Leishmania representam um problema de saúde global. Os principais medicamentos para o tratamento das leishmanioses são os antimoniais pentavalentes, excessivamente tóxicos e associados a altas taxas de falha terapêutica em certas áreas endêmicas das Américas. A análise computacional de compostos naturais em grande escala de ancoragem pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos, o que é fundamental na Amazônia, região rica em diversidade de patógenos, mas também de produtos naturais.
Objetivo (s)
Prospectar compostos químicos com potencial anti-Leishmania para quatro alvos de importância terapêutica: Transportador ABC, Calpaína, DYRK-1A e GSK-3 de Leishmania.
Material e Métodos
Procedeu-se a modelagem dos alvos moleculares pelo método multitemplate (MODELLER v9.24) e posterior validação (Procheck). Utilizou-se o programa Raccoon v2 para preparo dos alvos moleculares e ligantes e o Autodock Tools com as dimensões de 30 nm cúbicos para determinar o centro de caixa. Realizou-se então a ancoragem de compostos de origem natural do catálogo ZINC Database (187.120) com uso do QVina 2.1. Após o ranqueamento do top 0,1% das melhores energias de Gibbs, realizou-se a avaliação dos ligantes com melhores energias para os parâmetros ADME (RDKit). Finalmente, classificaram-se os compostos validados pela análise dos parâmetros ADME quanto à sua natureza (webserver NPClassifier v1.5).
Resultados e Conclusão
Para cada um dos alvos moleculares, foram selecionados os 0,1% melhores compostos (187). Após a análise dos parâmetros ADME, foram validados 09 compostos com energias de -13,9 kcal/mol a -15,6 kcal/mol para Transportador ABC, 17 compostos com energia entre -10,2 kcal/mol a -10,6 kcal/mol para Calpaína, 10 compostos com energia de -12,9 kcal/mol a -12,8 kcal/mol para DYRK-1A e 10 compostos com energia entre -12,1 kcal/mol e -12,2 kcal/mol para GSK-3. Foram encontrados 06 compostos repetidos em mais de um alvo, totalizando 41, agrupados em 16 classes químicas. A prospecção de compostos com potencial anti-Leishmania para o Transportador ABC, Calpaína, DYRK-1A e GSK-3 de Leishmania selecionou ligantes promissores, com alta afinidade para esses alvos, os quais serão testados experimentalmente in vitro e in vivo. Os achados oferecem uma nova perspectiva para o desenvolvimento de terapias contra a leishmaniose. Destaca-se a importância da diversidade química disponível na Amazônia.
Palavras Chave
Ancoragem molecular; compostos químicos; anti-Leishmania
Área
Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Edivaldo Costa Sousa Júnior, Camila Cristina Cardoso Gomes, Lucas George Assunção, Fabiano Reis da Silva, Luciana Pinto Oliveira, Walter Souza Santos, Vinicius Pinto Costa Rocha, Breno Cardim Barreto, Milena Botelho Pereira Soares, Lourdes Maria Garcez