Dados do Trabalho


Título

Análise metagenômica do viroma de mosquitos Aedes aegypti de Cachoeira do Piriá, Pará, Amazônia brasileira

Introdução

As arboviroses são importante problema de saúde pública no âmbito global, sobretudo em países tropicais, onde a prevenção de surtos e epidemias por arbovírus depende de vigilância e ações efetivas. A família Flaviviridae abriga os vírus da febre amarela, dengue e zika, entre outros, e o Aedes aegypti é o seu principal vetor. O município de Cachoeira do Piriá, região Nordeste do Pará, é silencioso para as principais arboviroses (SINAN/DATASUS, 2019 a 2023), diferente dos demais na mesma região, o que suscitou o interesse de investigar a possível circulação de arbovírus potencialmente patogênicos aos humanos em Cachoeira do Piriá.

Objetivo (s)

Descrever a fauna de mosquitos e o viroma de Ae. aegypti na área urbana de Cachoeira do Piriá por meio da metagenômica.

Material e Métodos

Realizou-se uma amostragem de mosquitos no intra e peridomicílio (7h às 18h; 05/2023) em cada um dos 110 pontos de coleta distribuídos em toda a área urbana. Após identificação morfológica dos  espécimes, sucedeu o agrupamento dos A. aegypti em pools (n=5), a extração e a purificação de RNA (QIAamp® Viral RNA Mini Kit) e DNA (Wizard® Genomic DNA Purification). Procedeu-se então a síntese do cDNA (SuperScript III Reverse Transcriptase) purificação, preparo da biblioteca genômica, sequenciamento dos genomas (NextSeq 43 500; Illumina), montagem (método de novo) e análise das reads por meio de genômica comparativa (Megahit v1.2.9; Geneious v8.1.4).

Resultados e Conclusão

Foram coletados 1502 mosquitos de sete espécies. Culex quinquefasciatus (95,9%) e Ae. aegypti (2,8%) foram mais representativos na amostra. As 11 famílias virais de DNA/RNA identificadas foram: Xinmoviridae, Straboviridae, Sedoreoviridae, Poxiviridae, Phycodnaviridae, Phenuiviridae, Peribunyaviridae, Flaviviridae, Baculoviridae, Orthoherpesviridae e Aliceevansviridae. Obtiveram-se três genomas completos: Aedes anphevirus, Phasivirus phasiense e Renna virus. Dentre os genomas descritos, o de Renna virus ainda carece de estudos filogenéticos e taxonômicos. As duas espécies de mosquitos predominantes em área urbana são potenciais vetoras de arboviroses. A abordagem metagenômica permitiu identificar famílias virais relacionadas a patógenos humanos em Ae. aegypti, com destaque à Flaviviridae. Mesmo sem a identificação de espécies dos flavivírus, o achado é suficiente para acionar mecanismos de vigilância epidemiológica e entomológica a fim de monitorar a propagação de possíveis riscos à saúde pública no município.  

Palavras Chave

Aedes aegypti; Metagenômica; Vigilância Genômica; Arboviroses.

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Aline de Paula Carneiro Silva, Edivaldo Costa Sousa Junior, Lourdes Maria Garcez, Walter Souza Santos