Dados do Trabalho
Título
TENDÊNCIA DOS CASOS DE HIV/AIDS NA POPULAÇÃO IDOSA DO MARANHÃO
Introdução
Introdução: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), ataca o sistema imunológico e o torna o hospedeiro suscetível a doenças oportunistas. Na ausência de diagnóstico e tratamentos efetivos, pode evoluir para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e, posteriormente, para óbito. O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), ataca o sistema imunológico e o torna o hospedeiro suscetível a doenças oportunistas. Na ausência de diagnóstico e tratamentos efetivos, pode evoluir para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e, posteriormente, para óbito.
Objetivo (s)
Objetivo: Analisar a tendência temporal de casos diagnosticados de HIV/AIDS em idosos, de 2012 a 2022, no Estado do Maranhão.
Material e Métodos
Material e métodos: Estudo ecológico dos casos de HIV/AIDS na população idosa. Foram incluídos todos os casos diagnosticados em idosos com idade igual ou superior a 60 anos residentes no Maranhão, notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Para o estudo da tendência utilizou-se o modelo de regressão linear generalizada de Prais-Winsten.
Resultados e Conclusão
Resultados: Foram registrados 780 casos diagnosticados de HIV/AIDS no estado período de 2012 a 2022. A análise de tendência temporal de casos na população idosa maranhense revelou estabilidade para todo o período analisado (p-valor: 0,853). Conclusão: O HIV/AIDS continua sendo um problema de saúde pública no Maranhão, apesar das políticas públicas para redução dos casos. Ressalta-se que este resultado pode ter sido afetado pela pandemia, sendo necessário reforçar as estratégias de combate ao HIV no estado.
Palavras Chave
HIV/AIDS; Idosos; Saúde Pública; Vigilância em saúde
Área
Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Thaysa Gois Trinta Abreu, Pablo dos Santos Sousa, Vanessa Moreira da Silva Soeiro, Jacira do Nascimento Serra, Yara Maria Cavalcante de Portela, Ingrid de Campos Albuquerque, Alice Bianca Santana Lima, Rafael Cardoso Carvalho, Rafael de Abreu Lima