Dados do Trabalho
Título
Betaherpesvirus humano na cavidade oral de pacientes com lesões neoplásicas de glândulas salivares
Introdução
Os Betaherpesvirus humano são de grande importância para a saúde pública, pois além de possuir alta prevalência mundial permanecem durante toda a vida do hospedeiro sob a forma de latência podendo ser reativados por diferentes gatilhos. Citomegalovirus humano (HCMV), Herpesvirus humano 6 (HHV-6) e Herpesvirus humano 7 (HHV-7) pertencem a esta subfamília e sua detecção em amostras de saliva, tem sido associada a diversas patogenias e para o desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico. A correlação entre a presença de betaherpesvirus e lesões neoplásicas vem sendo estudada para entender o papel destes vírus nessas patogenias, porém poucos estudos são encontrados sobre a interação destes vírus e estas lesões. Neoplasias em glândulas salivares correspondem a aproximadamente 1% dos tumores de cabeça e pescoço, com incidência aproximada de 1,5 casos/100.000.
Objetivo (s)
O objetivo desse estudo foi investigar a presença de HCMV, HHV-6 e HHV-7 em amostras de saliva de indivíduos portadores de lesões neoplásicas de glândula salivares.
Material e Métodos
Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa nº 56941822.3.0000.5134. O presente estudo foi conduzido de forma longitudinal no qual foram acompanhados 26 portadores de neoplasia de glândulas salivares, durante 7 coletas semanais. A detecção e a quantificação foram realizadas por PCR em tempo real multiplex (qPCR).
Resultados e Conclusão
A maior prevalência encontrada foi HHV-7 (41/182) em 22,52% das amostras, seguida de HHV-6 em 11,53% (21/182) e HCMV em 4,94% (9/182). As taxas de coinfecção foram de 22,2% entre HCMV e HHV-7, e de 15,3% entre HCMV e HHV-6, e entre HHV-6 e HHV-7. A tripla infecção foi encontrada em 11,5% dos pacientes analisados (3/26). Além disso, foi verificada uma variação na carga viral de 3,07 x 106 a 6,14 x 104 cópias/mL nas amostras coinfectadas da primeira para a última coleta dos pacientes (com média de 1,67 x 104 a 1,35 x 106 cópias/mL), demonstrando aumento da carga viral ao decorrer dos dias. Os dados aqui reportados demonstram a detecção de HCMV, HHV-6 e HHV-7 em amostras de glândulas salivares, especialmente em indivíduos que estão em imunossupressão oncológica, reforçam sua associação com o desenvolvimento das neoplasias da coorte analisada.
Palavras Chave
Betaherpesvirus; neoplasias; saliva; Detecção Viral; glândulas salivares
Área
Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Carolina Silva Guimarães, Nathália Alves Araujo Almeida, Elen Mello de Souza, Ana Carolina Araújo Tolentino Felizardo, Lourenço Duarte Siqueira, Luana Farnese Machado de Abreu, Daniele Ferreira Araujo, Leticia Fulgencio de Araujo, Renata Lemos Ferrari, Vanessa Salete de Paula