Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DAS LESÕES SUGESTIVAS DE BRUCELOSE BOVINA ASSOCIADAS À SOROPOSITIVIDADE EM BOVINOS ABATIDOS NO RECÔNCAVO DA BAHIA

Introdução

A brucelose é uma doença infectocontagiosa de caráter zoonótico, cujo agente etiológico, Brucella spp., acomete diversas espécies animais. Embora haja um Programa de Controle e Erradicação da brucelose no país, a doença encontra-se endêmica no Brasil e em outros países, causando vastos prejuízos econômicos, seja diretamente à cadeia produtiva ou por implicações na saúde pública.

Objetivo (s)

Este estudo objetivou realizar um levantamento das lesões sugestivas de brucelose associadas à soropositividade dos animais abatidos em abatedouro-frigorífico localizado no Recôncavo da Bahia.

Material e Métodos

Este trabalho foi registrado na Comissão de Ética e Uso de Animais da UFRB sob o n° QZ1491K. Foram coletadas no momento do abate, 402 amostras de soro de bovinos. O acompanhamento da rotina de abate para coleta das amostras ocorreu de setembro e outubro de 2021. Para cada animal incluído no estudo foi preenchida uma ficha de identificação contendo idade, sexo, origem dos animais e dados do exame ante e post mortem. Para levantamento das alterações anatomopatológicas sugestivas da enfermidade, foram utilizadas as informações contidas no boletim de inspeção ante e post-mortem da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB. As amostras de soro foram submetidas ao teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Os soros reagentes foram avaliados pela prova confirmatória do 2-Mercaptoetanol e soroaglutinação lenta em tubo (2-ME/SAL). Para comparação entre as variáveis de município, sexo e resultados, foram aplicados os testes de Qui-Quadrado e de Fisher bicaudal.

Resultados e Conclusão

Do total de testes de AAT, 35 fêmeas e dois machos foram reagentes, o que correspondeu a uma prevalência de 9,2%, enquanto no 2-ME/SAL sete animais testaram positivos, todos fêmeas, com prevalência de 1,74%. Nenhum dos animais avaliados na inspeção post mortem apresentaram lesão que indicasse a presença da doença. Não houve diferença significativa quando comparados todos os municípios com os resultados do teste ATT (p=0,1097) e com o teste 2-ME/SAL (p=0,9696), já em relação ao sexo, houve elevada significância entre o sexo e os reagentes no AAT (p < 0,001). A ocorrência de casos confirmados pela prova definitiva associada à ausência de sinais clínicos e lesões macroscópicas sugestivas da doença, demonstraram a existência de riscos sanitários para os profissionais envolvidos na linha de abate, bem como, para os consumidores de carne bovina oriunda do Recôncavo Baiano.

Palavras Chave

Brucella spp.; Zoonoses; Epidemiologia; PNCEBT.

Área

Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

CLEIDSON SANTOS DE CARVALHO, TATIANA PACHECO RODRIGUES, ROBSON BAHIA CERQUEIRA