Dados do Trabalho


Título

Internações de idosos por Doença de Chagas no Brasil: um perfil epidemiológico por macrorregião de 2014 a 2023

Introdução

A Doença de Chagas (DC) é negligenciada, constituindo um desafio para a saúde pública brasileira. A doença apresenta alta morbidade e muitos pacientes são encaminhados para internação. Portanto, é relevante compreender o perfil epidemiológico das internações por DC em cada macrorregião brasileira na última década.

Objetivo (s)

Analisar o perfil epidemiológico de internações de idosos (60 anos ou mais) por DC no Brasil nos últimos 10 anos.

Material e Métodos

Estudo analítico, observacional e retrospectivo. Registramos o número de internações por DC (CID 10 - B57) pelo Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e os dados populacionais pela Projeção da População das Unidades da Federação por sexo e faixa-etária (edição 2018) do DATASUS. As tendências da Taxa de Internação (TI) no Brasil (2014 a 2023) foram determinadas por regressão linear segmentada (Joinpoint regression v5.2.0). Obtiveram-se as alterações percentuais anuais (APCs) com intervalos de 95% de confiança (IC95%). O valor de significância foi de 0,1.

Resultados e Conclusão

A análise das TIs por DC no Brasil entre 2014 e 2023 revelaram uma redução não significativa de APC de -1,14%. Considerando as macrorregiões, observou-se, na região Sul, um aumento significativo de 7,97% de APC entre os anos de 2014 e 2023 (IC95%: -0,4; 20,36; p=0,06). Entre os anos estudados, a região Sudeste apresentou uma diminuição não significativa de -2,34% de APC. Na região Centro-Oeste, foi observada, também, uma redução não significativa de APC -1,74%. Já na região Nordeste, a APC apresentou, no período de 2014 a 2023, uma queda não significativa de -0,12%. Por fim, na região Norte houve uma diminuição de APC não significativa de -4%. Concluímos, então, que a distribuição das internações durante o período não foi homogênea ao longo do período estudado nas macrorregiões do Brasil e que houve um aumento significativo de 7,94% de APC nos últimos anos na macrorregião Sul.

Palavras Chave

Brasil; Internações; Doença de Chagas; Dados Estatísticos

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Daniel Luiz Dias de Amorim, Lucas Feliciano Lopes, Pedro Antônio Demo Fiuza, Rodolfo Ventura Oliveira, Rafael de Carvalho Machado Filho, Alessandra Rocha Ribeiro Souto, Andréia de Amorim, Rodrigo Gurgel-Gonçalves