Dados do Trabalho


Título

A DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO EM BELO HORIZONTE

Introdução

Bartonelose é uma zoonose causada por várias espécies de bactérias do gênero Bartonella. No ciclo de transmissão, cerca de 18 genótipos causam infecção humana com diferentes manifestações clínicas, dentre elas, infecção intravascular persistente, endocardite e várias formas de patologias vasculares, além da doença da arranhadura do gato, a sua mais frequente apresentação. Os gatos representam grande fonte de infecção humana, pois são o principal reservatório de Bartonella henselae, Bartonella clarridgeiae e Bartonella koehlerae. Entre as doenças causadas pela bactéria B. henselae, estão a neurorretinite e a Síndrome oculoglandular de Parinaud que podem se desenvolver no sistema nervoso humano.  Nessa perspectiva, de 5% a 10% dos casos relatados na literatura científica, há ocorrência de neuropatias desencadeadas por essa infecção provocada pela arranhadura, lambida e mordida do gato. Durante e após a pandemia de COVID-19, pudemos observar aumento notável nas adoções de gatos e, por consequência, aumento do risco de infecção humano.

Objetivo (s)

O presente estudo objetivou investigar em período pós pandêmico, através da sorologia, a presença de anticorpos contra B. henselae em amostras sanguíneas de gatos domésticos do munícipio de Belo Horizonte, Brasil, recebidas pelo Laboratório de Riquetsioses e Hantavirose da Fundação Ezequiel Dias.        

Material e Métodos

A metodologia utilizada para a detecção dos anticorpos contra B. henselae foi a RIFI (Reação de Imunofluorescência Indireta), considerada o padrão ouro para este agravo. As análises mostraram que dentre as 26 amostras, 54% apresentaram títulos ≥ 1:160, considerando valor de corte de 1:40, indicando infecção prévia pelo agente e com títulos altos. As amostras também foram testadas por  qPCR, contudo, com resultados não detectáveis, demonstrando infecção tardia.

Resultados e Conclusão

Os resultados da sorologia demonstram que humanos tutores de gatos estão expostos à doença da arranhadura do gato no ambiente doméstico, indicando a necessidade de implementar a vigilância para esta zoonose, nos quais seriam avaliados estes animais e seus tutores de forma preventiva.

Palavras Chave

Bartonella; Doença da arranhadura do gato; Bartonelose

Área

Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Ana Íris Lima Duré, Marcos Vinicius Ferreira Silva, Matheus Kind e Souza, Douglas Dellaretti Mendes, Gabriela Cristina Castro Silva, Liliane Durães