Dados do Trabalho
Título
Divulgação de evidências científicas de forma gratuita e acessível: a tecnologia como ferramenta de combate à desinformação
Introdução
Em um contexto de crescimento das notícias falsas, congressos e simpósios científicos são essenciais para a disseminação de evidências legítimas e no combate à desinformação. No entanto, o acesso a eventos geralmente tem um custo elevado, o que, muitas vezes, torna tal conhecimento inacessível. Nesse sentido, a realização de eventos de divulgação científica, e a posterior análise dos seus resultados, são fundamentais para a capacitação da população.
Objetivo (s)
Descrever a experiência da organização de seis eventos científicos de grande escala sobre a covid-19, ofertados de forma on-line e gratuita.
Material e Métodos
Estudo descritivo, que analisou seis eventos realizados de forma on-line e gratuita, organizados por professores e alunos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e outras instituições médicas do Brasil. Esse estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CAAE 30350820.5.1001.0008). Foram organizados e analisados duas edições do Congresso Brasileiro de Evidências na covid-19, um simpósio acadêmico para estudantes de graduação e pós-graduação e dois simpósios de mitos e verdades acerca da covid-19 para o público geral, transmitidos em plataformas de streaming. Na primeira edição, foi aplicado um questionário de avaliação. Ademais, dados preliminares da terceira edição do evento, que terá ênfase na covid longa, também foram analisados. Todos os conteúdos foram oferecidos com foco na inclusão, com intérpretes de Libras para tradução simultânea.
Resultados e Conclusão
Um total de 41.844 pessoas participaram das duas primeiras edições do congresso e dos simpósios científicos. Entre os inscritos, 51,1% eram profissionais de saúde, 41,0% estudantes de graduação e pós-graduação, além de 7,4% de ouvintes da população em geral. Ao todo, 121 palestrantes de diversos estados do Brasil e do exterior participaram dos eventos. Em relação ao questionário, os inscritos relataram a importância do evento no combate à desinformação e no acesso a conhecimento de forma acessível acerca da covid-19. Até o momento, há 1507 inscrições na terceira edição do congresso, com mais de 20 palestrantes confirmados. As primeiras edições dos congressos e eventos associados conquistaram grande alcance pelo uso de recursos tecnológicos, e foram essenciais para difundir, de forma acessível, informações sobre a covid-19. Resultados parciais da 3ª edição sinalizam a recorrência do sucesso prévio, que contribuirá para a disseminação de evidências científicas acerca da covid longa.
Palavras Chave
Congresso; Síndrome de Covid-19 Pós-Aguda; tecnologia educacional; COVID-19; Educação em Saúde.
Área
Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Rafaela Bonfioli Costa, Lucas Macedo Pereira Viana, Victor Schulthais Chagas, Ana Carolina de Almeida Bastos, Gabriela Teodora de Souza Sanches, Taíza dos Santos Azevedo, Amanda Santos de Jesus, Dalila Pinto de Souza Fernandes, Laura Caetano de Sá, Milena Soriano Marcolino