Dados do Trabalho
Título
PERCEPÇÕES DE PESCADORES ARTESANAIS SOBRE SAÚDE EM MEIO AOS DESAFIOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Introdução
A pesca artesanal consiste em práticas culturais e tradicionais, marcada pelas condições de trabalho precário, devido à falta de infraestrutura na proteção da saúde proveniente da vulnerabilidade nos contextos sociais e culturais. Os pescadores artesanais enfrentam constantes desafios das mudanças climáticas que vem ameaçando a principal fonte de subsistência com o passar dos anos, além de estarem expostos a diversos tipos de acidentes laborais que podem resultar em sequelas. Há poucos estudos que descrevam a visão do pescador ribeirinho sobre saúde em meio aos desafios das mudanças climáticas, sendo necessário pesquisas na área para compreender e descrever essa holística.
Objetivo (s)
Essa pesquisa tem como objetivo descrever as percepções dos pescadores ribeirinhos sobre os impactos das mudanças climáticas na sua saúde.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo qualitativo, no qual foram realizados entrevistas individuais e um grupo focal. O estudo foi conduzido em Manacapuru, Iranduba, Cacau Pirera e Barcelos, municípios localizados no estado do Amazonas. Após as transcrições das entrevistas sem identificadores pessoais elas foram inseridas no software MAXQDA, e análise qualitativa rápida conduzida.
Resultados e Conclusão
A pesca é a principal forma de subsistência e renda dos pescadores, além da comercialização usam o pescado como moeda de troca entre si por outros produtos que não existem na comunidade, como: açúcar, farinha, entre outros. No Amazonas a seca ocorre no período de agosto a novembro, entretanto no último ano essa estimativa se prolongou devido as mudanças climáticas. Neste período houve o aumento da jornada de trabalho dos pescadores devido à dificuldade em acessar os rios e lagos, onde precisam percorrer longas distância para pescarem. Dessa maneira, passam horas sentados e molhados na mesma posição, sofrendo exposição solar prolongada, o que pode causar problemas de saúde de curto e longo prazo como: câncer de pele, agravos oculares e lesões por movimento repetitivo. Além disso estão expostos a acidentes laborais como deslizamento de barrancos e chuvas torrenciais, o que também contribui para o surgimento de viroses gastrointestinais, casos de malária, dengue e infecções urinárias. Portanto são necessários estudos que discutam e promovam políticas públicas para os pescadores visando os impactos socioeconômicos, a influência das mudanças climáticas evidenciando a sua jornada de trabalho, as barreiras ao acesso a assistência à saúde e as formas de tratamento utilizadas quando ocorre o acidente.
Palavras Chave
Impactos; saúde; Pescadores; Pesquisa Qualitativa; pesca artesanal; mudanças climáticas.
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Evellyn Antonieta Tomé da Silva Rondon , Alicia Patrine Cacau dos Santos , Hélio Afonso Amazonas, Hiran Sátiro de Souza Gama, Débora Oliveira Nery, Ana Paula Silva Oliveira , Rafaela Nunes Dávila , Diego Rafael Lima Batista, Jacqueline de Almeida Golçalves Sachett, Wuelton Marcelo Monteiro, Felipe Leão Gomes Murta