Dados do Trabalho
Título
Implementação e caracterização de uma colónia de mosquitos Anopheles stephensi que não é alimentada com sangue há mais de 40 gerações.
Introdução
As doenças transmitidas por mosquitos matam milhões de pessoas todos os anos. Portanto, muitas medidas inovadoras de investigação e controlo estão a ser implementadas, mas a maioria delas requer a produção de mosquitos em larga escala. A criação de mosquitos depende de sangue fresco de dadores humanos, animais de experimentação ou de matadouros, o que constitui um forte inconveniente, uma vez que são necessárias quantidades elevadas de sangue, aumentando os constrangimentos éticos e financeiros. Para eliminar a dependência de sangue e a utilização de animais de experimentação, desenvolvemos BLOODless, uma dieta patenteada que representa um importante avanço para a criação sustentável de mosquitos em cativeiro sem sangue.
Objetivo (s)
Avaliar a viabilidade da utilização exclusiva de BLOODless em insetários de produção de Anopheles a longo prazo.
Material e Métodos
A dieta sem sangue foi usada para manter uma colónia de Anopheles stephensi por 40 gerações. A taxa de alimentação, o fitness, a infectividade por Plasmodium berghei, e o sequenciamento do genoma completo e a microbiota foram avaliados ao longo do tempo.
Resultados e Conclusão
Os nossos resultados demonstraram que a BLOODless pode ser implementada em insectários de Anopheles, uma vez que permite a criação de mosquitos em cativeiro a longo prazo, sem um efeito significativo no seu fitness, infecciosidade, nem na composição da microbiota do intestino médio e salivar.
Palavras Chave
malária; Mosquitos Vetores; criação de mosquitos; dieta artificial sem sangue
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Joana Marques, Seabra Sofia, Joana Gomes, Ana Catarina Alves, Henrique Silveira