Dados do Trabalho


Título

INFECÇÕES DO GRUPO TORCH, SÍFILIS E HIV: AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE GESTANTES ATENDIDAS NAS UNIDADES DE SAÚDE E CENTROS DE REFERÊNCIAS E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) EM UM MUNICÍPIO DO PONTAL DO TRIÂNGULO

Introdução

As infecções do grupo TORCH, Sífilis e HIV trazem inúmeras consequências para a gestante e para o feto. As doenças possuem uma prevalência variável na população. As gestantes representam um grupo vulnerável para essas doenças sendo imprescindível a orientação por meio de ações de promoção de saúde, considerando a necessidade de avaliar o conhecimento deste grupo em relação a essa doenças.

Objetivo (s)

O objetivo do trabalho foi avaliar, por meio de um questionário, o conhecimento de gestantes acerca das doenças do grupo TORCH, Sífilis e HIV e desenvolver ações educativas para orientação utilizando palestras, com caráter extensionista. 

Material e Métodos

Foram convidadas a participar da ação gestantes atendidas na Unidade Mista de Saúde I e CRAS da cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, no período de agosto de 2023 a novembro de 2023. Foi aplicado um questionário com dois módulos de resposta sendo no total 39 questões de múltipla escolha para avaliar o conhecimento prévio das gestantes sobre infecções causadas pelo TORCH, Sífilis e HIV,  as características sócio demográficas do grupo e a percepção das gestantes quanto às orientações recebidas durante o pré natal sobre as doenças citadas anteriormente. Após a aplicação do questionário uma palestra sobre o tema foi realizada para esclarecimentos gerais das doenças e possíveis dúvidas das gestantes e comunidade em geral que estavam no momento da ação e também ocorreu a distribuição de cartilhas informativas a respeito das doenças.

Resultados e Conclusão

Participaram da ação 51 gestantes que faziam acompanhamento pré-natal nos CRAS e na Unidade Básica de Saúde I, em Ituiutaba, Minas Gerais. A faixa etária média das gestantes foi 25 anos, sendo que 37,25%, possui o ensino médio completo. Sobre as doenças do grupo TORCH 68,62% já tinha ouvido, sendo a Toxoplasmose e a Herpes as doenças mais conhecidas. Para 27,27% das gestantes a principal forma de transmissão dessas doenças é a via sexual. A respeito da Sífilis, 73% já tinham ouvido falar e 72,34%. O uso de preservativos foi a profilaxia mais mencionada. Em relação ao HIV 91,83%, já o conhecia antes da gestação. Para a Sífilis e HIV a via sexual foi a principal forma de transmissão citada, 56,37% nunca participou de algum evento ou palestra de promoção em saúde a respeito das doenças do grupo TORCH, Sífilis e HIV. . Estes dados mostram a importância de se criar e realizar atividades de promoção à saúde para gestantes e que ocorra de fato uma assistência profissional durante o pré-natal.

Palavras Chave

Promoção à saúde; Gestantes; TORCH; Sífilis; HIV.

Área

Eixo 19 | Outros

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Ana Carolina Santos Tobias, Mayume Martins Miranda, Layla Karolyne Carvalho Silva, César Gómez-Hernández, Karine Rezende-Oliveira