Dados do Trabalho


Título

A importância da criptococose no diagnóstico diferencial da esporotricose

Objetivos(s)

Relatar caso de criptococose forma linfocutânea.

Relato do Caso

Paciente sexo feminino, 54 anos de idade, procurou o ambulatório de infectologia devido a história de lesão nodular em segundo dedo da mão direita após arranhadura de gato há duas semanas. Evoluiu com ulceração da lesão acompanhada de novas lesões por disseminação linfática. Foi realizada biópsia de pele e realizado teste rápido para HIV (com resultado negativo) e iniciado itraconazol devido a provável diagnóstico de esporotricose. Após uma semana da terapia, devido a piora clínica, foi internada para realização de terapia com anfotericina. Durante a internação, o resultado da biópsia foi recebido, com diagnóstico de criptococose. Após a alta foi iniciada terapia com fluconazol, apresentando melhora importante com cicatrização das lesões. 

Conclusão

A criptococose possui maior ocorrência em pacientes com imunossupressão, por isso realizou-se teste rápido para HIV, no qual o resultado foi negativo. O relato de caso apresentado demonstra a criptococose na forma linfocutânea, acompanhado por uma disseminação linfática. O tratamento para a criptococose é complexo devido à sua resistência a alguns anti-fúngicos (itraconazol e anfotericina), por isso a terapia deve ser feita com fluconazol; no entanto, cabe ressaltar a importância do diagnóstico precoce, principalmente em pacientes com sorologia positiva para HIV, para evitar possíveis complicações e lesões agravantes. 

Área

Eixo 12 | 2.Micoses humanas e veterinárias - Micoses profundas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Lee Marvin Thalma dos Santos Nogueira, Mauricio Fernando Favaleça, Izabella Takaoka Gaggini, Cesare Takaoka Gaggini, Giovanna Cerosi Pinheiro, Franciele Maira Moreira Batista Teixeira , Suhelen Thalma dos Santos Nogueira, Yan Prince Thalma dos Santos Nogueira