Dados do Trabalho
Título
Aspectos da percepção de profissionais da saúde para o uso de ferramentas digitais sobre a Doença de Chagas em municípios do Amazonas.
Introdução
Na Amazônia, a Doença de Chagas (DC) representa um importante problema de saúde por apresentar características peculiares, diferentes das áreas tradicionalmente endêmicas. A principal forma de transmissão é a oral, associada ao consumo de sucos de frutas regionais como o açaí, e a inexistência de vetores domiciliados evidenciam a necessidade de vigilância epidemiológica contínua. O uso de ferramentas digitais, como meio de divulgação de informações para a sociedade e para os profissionais da saúde, pode auxiliar no monitoramento e prevenção da doença.
Objetivo (s)
Descrever aspectos da percepção de profissionais da saúde para o uso de ferramentas digitais sobre a DC em municípios do Amazonas com histórico de surtos por transmissão oral.
Material e Métodos
O trabalho foi realizado em cinco municípios no interior do Amazonas com histórico de surto de DC por transmissão oral. Foram realizadas capacitação e selecionados gestores e profissionais de saúde, para avaliar um aplicativo e um e-book desenvolvido com objetivo divulgar informações e estabelecer um fluxograma para o atendimento da DC no estado do Amazonas. Aprovado pelo CEP da FMT- HVD sob número do CAAE: 57872722.3.0000.0005.
Resultados e Conclusão
Foram realizadas entrevistas com 22 profissionais da saúde; 8 (36,4%) são enfermeiros, 14 (63,6%) são agentes comunitárias de saúde, biólogos, biomédicos, médicos, agente de endemias, técnico de enfermagem, patologista e veterinário. A maioria, 21 (95,5%) afirmaram que usariam com aplicativo com frequência; 7(31,8%) dos participantes propuseram o aprimoramento das ilustrações, imagens e fluxogramas; 1 (4,5%) profissional, biomédico, apontou a falta de aprofundamento no conteúdo relacionado a sua área de atuação; 8 (36,4%) responderam que o aplicativo apresenta fácil entendimento do conteúdo apresentando benefícios para comunidade. Em relação ao e-book, foram entrevistados 25 profissionais, destes 10 (40%) são enfermeiros; 15 (60%) compõem um grupo diverso entre eles agentes comunitários de saúde, biólogos, biomédicos, médicos, microscopistas, agente de endemia, técnico de enfermagem, patologista e veterinário; 22 (88%) afirmaram que usariam o e-book com frequência; 13(52%) consideraram o conteúdos de fácil entendimento; seis (24%) sugeriram aprofundamento de aspectos específicos da doença, principalmente no âmbito da enfermagem. Os profissionais da saúde avaliaram o material didático apresentado de forma positiva e as sugestões sobre a funcionalidade do aplicativo e a atualização dos conteúdos do e-book serão revisadas.
Palavras Chave
Educação em saúde; Saúde Pública; saúde digital
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Lara Isabelli Oliveira da Silva, Cassia Camila de Oliveira Araújo, Débora Raysa Texeira de Sousa, Gabriela Maciel Alencar, Elsa Isela Guevara Moctezuma, Mauricio Borborema de Medeiros, Jorge Rubens Coelho de Lima , Daniel de Almeida Campos, Leonardo Tavares Guimarães, Jorge Augusto de Oliveira Guerra, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra