Dados do Trabalho
Título
Educação em saúde: Dinâmicas para estudo das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
Objetivos(s)
Aplicação de aula teórica, de jogos educativos e distribuição de folders buscando sensibilização social da comunidade acerca da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Relato do Caso
Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Dengue, Zika e Chikungunya, são classificadas como arboviroses, constituindo um problema global de saúde pública. Tais doenças se manifestam em condições que favoreçam a proliferação do mosquito. Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma interdependência entre a comunidade e a escola, que se tornam um espaço favorável para o desenvolvimento de atividades voltadas à educação em saúde objetivando a conscientização. A aplicação de jogos educativos para trabalhar esses temas é recomendável pois possibilitam aliar as aulas teóricas com a prática de ensino, despertando interesse dos alunos sobre assuntos relevantes para sua comunidade. Este relato de caso foi vivenciado por acadêmicos de Biologia da Universidade Federal do Pará, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência, desenvolvido remotamente, com os alunos do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, Belém, PA. Primeiro houve apresentação de aula teórica sobre as principais doenças veiculadas pelo A. aegypti, utilizando a plataforma Zoom. Foram abordados os sintomas das doenças, formas de transmissão e prevenções. Posteriormente ocorreu a aplicação do jogo, organizado por meio de perguntas, sobre o assunto ministrado na aula, utilizando a ferramenta digital “WordWall”, sendo possível maior fixação dos conteúdos e a visualização das dúvidas. Por fim, a elaboração de um folder digital, disponibilizado aos alunos, visando fixação e esclarecimento do conteúdo. Durante a aula teórica os alunos demonstraram interesse, sendo participativos com o compartilhamento de experiências individuais e também dúvidas, que foram esclarecidas. A aplicação do jogo foi essencial para reforçar conhecimentos, sanando as dúvidas dos alunos. Na maioria das questões obteve-se um grande número de acertos e participação, promovendo maior socialização e motivação em aprender o assunto ministrado, levando a uma aprendizagem crítica, criativa e reflexiva.
Conclusão
Os alunos demonstraram interesse e atenção à aula, que promoveu debate, evidenciando a necessidade de desenvolver projetos educativos que atentem para a saúde pública. A aplicação do jogo proporcionou interação entre alunos e deles com o professor, de forma criativa e didática.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Fabiane dos Santos Ferreira, Luiz Henrique Cabral de Almeida, Kelion de Almeida Costa, Valdenice Barros da Silva Moscoso, Alexander Ferreira da Silva, Ivoneide Maria da Silva