Dados do Trabalho


Título

PERFIL DESCRITIVO DOS ÓBITOS DE LEPTOSPIROSE HUMANA NO ESTADO DE PERNAMBUCO, 2022

Introdução

A Leptospirose por se tratar de uma infecção causada por uma bactéria do gênero Leptospira, possui uma forte proliferação durante a ocorrência de eventos ambientais, como os períodos pluviais, marcados pela presença de enchentes e alagamentos. Devido à estrutura do seu agente etiológico, a água se torna um meio facilitador para o desenvolvimento da doença, propiciando o deslocamento do patógeno até o contato com a pele humana, levando à infecção. No Brasil, o agravo é de notificação compulsória; a Portaria SES N° 390 de 14 de setembro de 2016 de Pernambuco, define o agravo como de notificação imediata por parte dos profissionais de saúde que atuam na assistência, tanto na ocorrência de casos suspeitos isolados, como nos surtos.

Objetivo (s)

O estudo tem por objetivo descrever o perfil dos óbitos por leptospirose humana no estado de Pernambuco no ano de 2022, segundo pessoa,tempo e lugar.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, utilizando-se de dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM). As variáveis aplicadas foram o município de residência, bairro de residência, sexo, escolaridade, raça, meses do ano com maior ocorrência dos óbitos e faixa etária. A base de dados foi criada com a utilização do software TABWIN e o software Microsoft Excel® para organizar, produzir tabelas e gráficos, com o para auxiliar a análise dos dados.

Resultados e Conclusão

Foram notificados 79 óbitos por leptospirose humana no estado de Pernambuco, apresentando dessa forma, uma mortalidade de 1% para o agravo. São predominantes no sexo masculino (76%), entre a faixa etária de 20 a 64 anos (73,4%), em sua maioria em pessoas de raça parda (78%) e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental (32,9%), com maior ocorrência na região metropolitana do Recife (92,4%). O agravo é considerado epidêmico no estado entre os meses de junho a julho, os quais correspondem ao período de fortes chuvas na região, tendo seu pico máximo no mês de junho no ano do presente estudo. A leptospirose continua tendo considerável relevância à saúde pública, pois com as precárias condições de saneamento básico e coleta de lixo, os grandes centros acabam por sofrer inundações frequentes, propiciando o contato da população com a Leptospira sp. e o desenvolvimento da doença, que pode evoluir ao óbito.

Palavras Chave

Leptospirose; Vigilância Epidemiológica; Saúde Pública.

Área

Eixo 11 | 4.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Leptospirose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Francisco Duarte Farias Bezerra, Thália Soares da Silva, Nathália Alves Castro do Amaral, Raylene Medeiros Ferreira Costa, Silvana Gomes Leal, Giselle Ramos da Silva, Verônica Izabel de Brito Alencar, Eduardo Augusto Duque Bezerra, Ana Márcia Drechsler Rio