Dados do Trabalho


Título

CARACACTERIZAÇÃO DA ESPOROTRICOSE HUMANA EM PERNAMBUCO, 2016 A 2023

Introdução

A esporotricose é uma zoonose emergente causada pelo fungo Sporothix schenckii e no Brasil a espécie mais encontrada é a S. brasiliensis. A transmissão dar-se através da inoculação do fungo na pele lesionada por espinhos, arranhões e mordidas de animais contaminados. Na forma zoonótica, os gatos infectados são importantes na transmissão ao ser humano e na manutenção do fungo no ambiente. 

Objetivo (s)

O estudo tem por objetivos descrever o comportamento temporal da incidência do agravo e o perfil demográfico dos casos humanos notificados, em Pernambuco, entre os anos de 2016 e 2023.

Material e Métodos

Estudo epidemiológico descritivo pautado em consultas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Como variáveis consideraram-se as características sociodemográficas, aspectos epidemiológicos e características clínicas da doença. A base de dados foi criada utilizando-se o software TABWIN e o software Microsoft Excel® para gerenciar os dados, organizar, produzir tabelas e gráficos para subsidiar a análise proposta.

Resultados e Conclusão

Foram notificados 2.305 casos suspeitos de esporotricose em humanos, sendo 1.438 casos confirmados (62,4%) e 867 casos descartados (37,6%). Dos casos confirmados, 672 foram por critério laboratorial (46,7%) e 766 por vínculo clínico-epidemiológico (53,3%). Os casos confirmados estão concentrados na I Regional de Saúde 1.204 (83,7%), em indivíduos pardos 830 (57,7%), do sexo feminino 917 (63,8%), na faixa etária de 35-49 anos (28,3%), residente em área urbana 1.240 (86,2%), doença não relacionada ao trabalho 810 (56,3%) e a evolução da doença para cura 1.040 (72,3%) foram predominantes.Os dados revelam a importância do agravo, que atinge parcela produtiva da população, embora a infecção demonstre-se pouco letal, aponta-se a necessidade de vigilância em saúde adequada às necessidades dessa população. Por ser um agravo de potencial infecção zoonótica, com destaque para os felinos, em especial os gatos, como principal agente transmissor, sugere-se políticas públicas voltadas à implementação de programas de controle populacional.

Palavras Chave

Esporotricose; Vigilância Epidemiológica; Saúde Pública

Área

Eixo 12 | 1.Micoses humanas e veterinárias - Esporotricose

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Nathália Alves Castro do Amaral, Francisco Duarte Farias Bezerra, Raylene Medeiros Ferreira Costa, Giselle Ramos da Silva, Silvana Gomes Leal, Eduardo Augusto Duque Bezerra, Ana Márcia Drechsler Rio