Dados do Trabalho


Título

Atividades biológicas de Flavonoides isolados de folhas de Erythroxylum rimosum

Introdução

Os flavonoides são metabólitos secundários produzidos pelas plantas e encontrados em relativa abundância, podendo ocorrer tanto na forma livre (aglicona) quanto ligados a açúcares (glicosídeos). Possuem diversas propriedades  farmacológicas, destacando-se principalmente a atividade imunomoduladora,  antioxidante e antiparasitária, o que desperta grande interesse na indústria farmacêutica para o desenvolvimento de novos fármacos. Devido ao potencial do gênero Erythroxylum pela presença de flavonoides e sua fácil ocorrência no nordeste brasileiro, especialmente na Bahia, é crucial estudar as atividades biológicas dos flavonoides isolados das folhas de Erythroxylum rimosum, sendo esta fonte promissora de substâncias inéditas e bioativas. 

Objetivo (s)

Este trabalho objetiva explorar o potencial biológico dos flavonoides isolados de Erythroxylum rimosum em ensaios in vitro, além de discutir a relação entre a estrutura  desses compostos e suas atividades identificadas.

Material e Métodos

Inicialmente, ensaios de citotoxicidade contra células de mamíferos e a avaliação da viabilidade das formas promastigotas de Leishmania braziliensis após o tratamento com E. rimosum in vitro foram conduzidos. A partir desses resultados, foram determinados os valores de CC50 e IC50 dos compostos, bem como os seus índices de seletividade. Adicionalmente, ensaios de atividade antioxidante pelo método radical de DPPH e oxidação do β-caroteno/ácido linoléico foram realizados para evidenciar o potencial antioxidante dos compostos analisados. 

Resultados e Conclusão

Os flavonoides utilizados neste estudo não demonstraram citotoxicidade na presença de células de mamíferos. Os flavonoides ERA7P, ERA10, ERA8.3 apresentaram CC50 >100 e o ERA5.1.1 CC50 = 29,4 µM. Além disso, os flavonoides ERA8.3 e ERA10 apresentaram inibição das formas promastigotas de L. braziliensis (IC50 = 10,34 ± 0,7 e 10,14 ± 0,5; respectivamente). Na avaliação da atividade antioxidante, o composto ERA4 destacou-se com o melhor valor de concentração inibitória (IC50 = 0,22 mg/ml), seguido pelo seu glicosídeo ERA10 (0,42 mg/ml). Estes resultados evidenciam a atividade antileishmania e antioxidante de compostos obtidos de E. rimosum e que estas atividades biológicas estão intrinsecamente ligadas à sua estrutura. A presença ou ausência do grupo hidroxila em posições específicas na estrutura básica do flavonoide, assim como a presença ou ausência de glicosídeos e a natureza desse açúcar, influenciam no aumento ou diminuição de atividades biológicas específicas. 

Palavras Chave

Erythroxylum; flavonoides; atividade antileishmania; atividade antioxidante

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Ivana Patrícia dos Santos, Geovana Alves de Oliveira, Maria Eduarda Vieira Costa, Francisnaira da Silva Santos, Gildeon Silva Marques, Débora Oliveira Silva Costa, Ademir Evangelista do Vale, Milena Botelho Pereira Soares, Elisalva Teixeira Guimarães, Érika Maria de Oliveira Ribeiro