Dados do Trabalho


Título

Detecção e genotipagem de Norovírus humano em águas superficiais provenientes da Baía do Guajará e esgoto tratado, Belém, Pará

Introdução

A água é um recurso vital para a vida na Terra e sua qualidade é fundamental para prevenir doenças, devendo ser livre de patógenos e outras substâncias que afetem a saúde humana. Os norovírus (NoV) são associados a casos esporádicos e surtos de doença diarreica, e podem ser detectados em matrizes aquáticas por meio do despejo de resíduos de esgoto em rios, lagoas e mar. 

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi detectar e genotipar os NoV em águas superficiais provenientes da Baía do Guajará e esgoto tratado, na cidade de Belém, Pará, no período de julho de 2021 a fevereiro de 2023.

Material e Métodos

As amostras de água coletadas foram concentradas por floculação orgânica com leite desnatado acidificado e extraídas pelo método da Sílica/Isotiocianato de Guanidina. O RNA extraído foi submetido à RT-qPCR (junção ORF1-ORF2) utilizando iniciadores e sondas específicos para NoV genogrupos GI, GII e GIV. Semi-nested/nested RT-PCR foi realizado para os três genogrupos nas amostras detectáveis por RT-qPCR. Os amplicons foram purificados, quantificados por fluorometria e sequenciados por SANGER em sequenciador automático. A correlação de Sperman foi utilizada para avaliar a correlação entre detecção viral e concentração de coliformes termotolerantes nas amostras analisadas.  

Resultados e Conclusão

Um total de 143 amostras de água superficial foram coletadas e testadas por RT-qPCR obtendo-se um percentual de detecção para NoV de 14,7% (21/143), dos quais 52,4% (11/21) foi classificada como GI; 19% (4/21) como GII; 14,3% (3/21) como GI+GIV; 9,5% (2/21) como GI+GII; 4,8% (1/21) como GI+GII+GIV. Das 21 amostras detectáveis para NoV por RT-qPCR apenas 5 foram detectáveis por Semi-nested ou Nested RT-PCR, sendo 60% (3/5) para NoV GIV (região N/S do capsídeo viral) e 40% (2/5) para NoV GI (região A da polimerase). Após sequenciamento nucleotídico, as 3 amostras detectáveis para NoV GIV foram classificadas como pertencentes ao genótipo GIV.NA1. Não houve correlação entre a detecção de NoV e níveis de coliformes termotolerantes nas amostras avaliadas (Correlação de Sperman, p= 0,44). A detecção de NoV nas amostras avaliadas demonstra haver fontes de contaminação fecal nas áreas de estudo, uma vez que este patógeno é excretado em altas concentrações pelas fezes de indivíduos infectados. Estes achados reforçam a necessidade da preservação dos corpos hídricos nos centros urbanos por meio de sistemas de tratamento de esgoto eficazes, que garantam a eliminação de vírus e bactérias nos resíduos antes de seus lançamentos em águas superficias.

Palavras Chave

Norovírus; água; Esgoto; RT-qPCR; Belém.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Giovana Lobato da Costa, Jones Anderson Monteiro Siqueira, Dielle Monteiro Teixeira, Bruno Santana Carneiro, Luiza de Cassia Santa Brígida Gomes, Amilton César Gomes da Costa, Denise Suellen Amorim de Sousa Santos, Luana da Silva Soares, Luciana Damascena da Silva, Hugo Reis Resque