Dados do Trabalho
Título
Avaliação dos níveis de proteína C reativa em pacientes diagnosticados com Tuberculose pulmonar no município de Vitória/ES
Introdução
A proteína C reativa (PCR) é um marcador sensível e específico da fase aguda da inflamação. Portanto, seus valores estão aumentados em algumas infecções bacterianas, inclusive na infecção pulmonar pela Mycobaterium tuberculosis. Portanto, se faz necessário a investigação do papel desse marcador na tuberculose.
Objetivo (s)
Avaliar os níveis de proteína C reativa em pacientes com infecção pulmonar pela Mycobaterium tuberculosis.
Material e Métodos
O estudo foi realizado em pacientes atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (SEMUS-Vitória) e que realizaram o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) em amostras de escarro no Laboratório Central Municipal (LCM) de Vitória/ES. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (CCS/UFES) e foram incluídos 376 pacientes que realizaram TRM-TB em amostras de escarro e dosaram a PCR no soro no LCM no ano de 2023. Os dados clínico-epidemiológicos foram obtidos por meio da avaliação dos prontuários médicos e na análise estatística foi utilizado o teste Mann-Whitney. O valor de p < 0,05 foi considerado significativo.
Resultados e Conclusão
Foram avaliados 376 pacientes, 337 homens (89,6%) e 39 mulheres (10,4%), com idade média 47,9 ± 18 anos. O resultado do TRM-TB mostrou que 302 pacientes foram negativos e 74 foram positivos para tuberculose. A análise mostrou que os pacientes com TRM-TB positivos apresentaram valores maiores da PCR no soro do que o grupo de pacientes com TRM-TB negativos (10,4 ± 8 mg/dL versus 4,2 ± 7 mg/dL; p < 0,0001). Assim, conclui-se que a PCR pode ser usada como um marcador da tuberculose ativa e pode auxiliar estratégias de controle e tratamento da doença.
Palavras Chave
*Palavras-Chave: Tuberculose; Mycobacterium tuberculosis; Inflamação; PCR.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Karine Gadioli De Oliveira, Sued Diir, Lucienne Venturim Caldas, Katia Amaral Rodrigues, Marcela Camatta Santana, Regina Maria Binda Azevedo Terrão, Sonia Alves Gouvea