Dados do Trabalho
Título
Caracterização do genoma mitocondrial de Orthopodomyia fascipes (Diptera: Culicidae): implicações e avanços na taxonomia de mosquitos baseada em marcadores moleculares
Introdução
A ausência de informações genéticas, particularmente de grupos silvestres de mosquitos ainda é um fator limitante para a realização de estudos populacionais e em taxonomia molecular deste importante grupo de insetos.
Objetivo (s)
Neste âmbito este trabalho objetivou realizar a caracterização, pela primeira vez, do genoma mitocondrial de uma espécie Neotropical do gênero Orthopodomyia Theobald, 1904, coletada durante expedições epidemiológicas na região amazônica brasileira.
Material e Métodos
A partir de um único exemplar fêmea da espécie Orthopodomyia fascipes Coquillett, 1906, coletado no assentamento ecológico Expedito Ribeiro, em Santa Bárbara do Pará, o DNA total foi extraído e sequenciado em 300 ciclos (2 x 150) na plataforma NextSeq 500 System. Os dados obtidos foram submetidos a etapas de avaliação da qualidade, montagem de novo, inspeção manual e anotação funcional de contigs mitocondriais. Posteriormente, com base nas 13 regiões codificadoras de proteína (PCGs) do genoma recém-obtido e de outros disponíveis no repositório RefSeq (GenBank, NCBI), foram realizadas análises de reconstrução filogenética pelos métodos de Máxima Verossimilhança e Inferência Bayesiana.
Resultados e Conclusão
A sequência mitocondrial obtida apresentou 15.598 pb e uma cobertura média de 418,5x, compreendendo 37 subunidades funcionais, além de uma porção final rica em A+T. A confirmação da identificação taxonômica baseada em aspectos morfológicos da espécie foi realizada por meio da comparação da porção terminal do gene COI (639 bp), resultando em identidades nucleotídicas e aminoacídicas de 99,5% e 100%, respectivamente. As filogenias reconstruídas corroboraram a monofilia de Culicidae em duas subfamílias (Culicinae e Anophelinae), apoiando ainda a proximidade entre representantes das tribos Orthopodomyiini e Mansoniini, conforme discutido anteriormente em estudos morfológicos e evolutivos do gênero. Este estudo representa um avanço do Instituto Evandro Chagas na caracterização de genomas mitocondriais de espécies Neotropicais demosquitos, contribuindo particularmente para a compreensão de seus aspectos taxonômicos. Consideramos, no entanto, que com o desenvolvimento de estudos posteriores e a inclusão de novos táxons, as topologias obtidas poderão potencialmente mudar. Isso não é considerado um viés de análise, mas sim um enriquecimento dos esforços para a compreensão evolutiva deste importante grupo de organismos.
Palavras Chave
Bioinformática; Culicidae; Genoma mitocondrial; mosquitos; Taxonomia.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Fábio Silva da Silva, Bruna Laís Sena do Nascimento, Daniel Damous Dias, Lucas Henrique da Silva e Silva, Lúcia Aline Moura Reis, Hanna Carolina Farias Reis, Liliane Leal das Chagas, Ana Cecília Ribeiro Cruz, Daniele Barbosa de Almeida Medeiros, Joaquim Pinto Nunes Neto