Dados do Trabalho
Título
VIGILÂNCIA GENÔMICA E RESPOSTA RÁPIDA LABORATORIAL PARA SARS-CoV-2
Introdução
A pandemia de COVID-19, emerge como uma das mais significativas crises de saúde pública. A contenção eficaz da disseminação viral tem se mostrado um desafio global, requerendo uma compreensão abrangente da biologia e da epidemiologia subjacentes ao SARS-CoV-2 para a formulação de estratégias preventivas e terapêuticas.
Objetivo (s)
Fornecer resposta rápida de vigilância genômica no estado de Mato Grosso, utilizando sequenciamento de nova geração.
Material e Métodos
As bibliotecas foram preparadas utilizando o protocolo Illumina COVIDSeq (Illumina Inc, EUA), e os dados brutos gerados no formato fastQ foram processados usando o DRAGEN COVIDSeq Test Pipeline (Illumina Inc.) na plataforma Illumina DRAGEN v3.5.9 de acordo com o protocolo padrão. Visando elucidar a dinâmica epidemiológica do SARS-CoV-2 e monitorar a emergência de novas subvariantes e suas respectivas mutações. Este estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer número CAAE:65072322.3.0000.5166.
Resultados e Conclusão
Identificou-se a subvariante JN.2.5 do vírus da COVID-19, a qual foi prontamente submetida ao banco de dados global GISAID pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT), representando o primeiro registro desta subvariante no território brasileiro. Adicionalmente, identificamos as cepas JD.1.1, JD.1.1.1, GK.1.1, JN.1, JN.1.1 e JN.1.3, todas pertencentes à linhagem Ômicron. Notavelmente, a subvariante JN.2.5 já foi detectada em outros países, incluindo Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. Salientamos a importância da vigilância genômica contínua como uma ferramenta fundamental para monitorar a diversidade viral e responder adequadamente às mudanças epidemiológicas. Os achados deste estudo fornecerão subsídios valiosos para a formulação de políticas de saúde pública e para o direcionamento de intervenções específicas no combate à pandemia de COVID-19. O entendimento aprofundado das características e do impacto da subvariante favorece o enfrentamento dos desafios futuros que esta enfermidade possa apresentar por meio da resposta da vigilância genômica. A capacidade de identificar e caracterizar rapidamente novas variantes do vírus, como a JN.2.5, permite uma intervenção ágil e eficaz no controle da disseminação da doença. A vigilância genômica contínua permite uma resposta rápida às mudanças epidemiológicas, fornecendo informações para a tomada de decisões em saúde pública e para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle mais eficientes.
Palavras Chave
vírus; Laboratório; Genômica.
Área
Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Elaine Cristina De Oliveira, Stephanni Figueiredo Da Silva, Julia Deffune Profeta Cidin Almeida, Maria Clara Pereira Leite, Claudio Luis Souza Campos, Rodrigo Burum Manuari, Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Ana Claudia Pereira Terças Trettel, Juliano Silva Melo, Klaucia Rodrigues Vasconcelos