Dados do Trabalho


Título

Prevalência de Tuberculose Ativa em Pacientes Pediátricos Hospitalizados: Um Estudo Transversal Multicêntrico

Introdução

Tuberculose (TB) é uma preocupação de saúde pública global. Embora as crianças representem menos de 20% dos pacientes com TB no Brasil, elas apresentam maior probabilidade de progressão da forma latente para formas ativas e o diagnóstico neste grupo é desafiador, podendo levar à subnotificação de casos. Para avaliação de prevalência nesta população, o teste rápido molecular (TRM) aliado ao uso do escarro induzido (EI) tem demonstrado maior  sensibilidade.

Objetivo (s)

Avaliar prevalência de TB ativa em <15 anos hospitalizados por ITRI, através da técnica de escarro induzido aliado ao TRM e cultura líquida.  

Material e Métodos

Estudo transversal multicêntrico realizado em 14 centros hospitalares entre dezembro/2021 e maio/2024, distribuídos nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. Foram coletadas amostras de escarro induzido (nebulização com solução salina hipertônica a 5%) de crianças com ITRI com idades entre 6 meses e 15 anos e encaminhadas para detecção de M. tuberculosis através da realização de Xpert MTB/RIF Ultra (GeneXpert® Cepheid) e cultura líquida. 

Resultados e Conclusão

Foram incluídos 721 participantes, com mediana de idade de 2,1 anos (IQR 1,04-4,68) e 55,9% (403) do sexo masculino. Trinta e cinco participantes receberam o diagnóstico de tuberculose, indicando uma prevalência de 4,9% nesta população. O diagnóstico com confirmação laboratorial ocorreu em 28 participantes (80%), dentro deste grupo, 20 (71,43%)  tiveram diagnóstico por TRM (Xpert MTB/RIF Ultra),  com carga bacilar: traços 9 (45%); muito baixo 5 (20%); baixo 4 (25%); médio 1 (5%) e alto 1 (5%), resultados em concordância com a literatura. A prevalência de TB ativa pediátrica de 4,9% excede os 3% previstos para a população geral menor de 15 anos.  

Palavras Chave

Tuberculose pediátrica; TB ativa; prevalência

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Annerose Barros, Márcia Polese-Bonatto, Ivaine Tais Sauthier Sartor, Caroline Nespolo de David, Cássia Simeão Vilanova, Thais Raupp Azevedo, Amanda de Carvalho Robaina, Gabriela Oliveira Zavaglia, Fernanda Hammes Varela, Marcelo Comerlato Scotta, Renato Tetelbom Stein