Dados do Trabalho
Título
Projeto vírus Madariaga: conscientização e apoio à prevenção de encefalomielite em equídeos em Viçosa, Minas Gerais
Introdução
O vírus Madariaga (MADV) é um arbovírus transmitido por mosquitos podendo acometer equídeos e seres humanos. O MADV tem causado epizootias de desordem neurológica em equídeos no Brasil desde 1940. Casos humanos vêm sendo cada vez mais reportados na América Central e recentemente foram descritos casos no Brasil.
Objetivo (s)
Neste cenário, o principal objetivo deste projeto de extensão é conscientizar produtores rurais e apoiar a prevenção de encefalomielite equídea na região de Viçosa, Minas Gerais.
Material e Métodos
Além da extensão através da explanação técnica, entrega de material didático e oferecimento gratuito de vacina para prevenção da encefalomielite por MADV, o projeto também labora no âmbito da pesquisa, através da coleta de amostras para investigação da circulação recente de MADV em equídeos e aves domésticas na região. A participação de estudantes de graduação e pós-graduação, residentes e técnicos da vigilância ambiental municipal nos trabalhos de campo e análises laboratoriais também contribui para o treinamento e capacitação da equipe. Com abordagem em uma só saúde, este projeto também busca incentivar a ciência cidadã através da divulgação do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) colaborando para a vigilância participativa.
Resultados e Conclusão
Até o momento, foram visitadas 24 propriedades rurais de Viçosa em 11 dias de trabalhos de campo e 25 produtores assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para apresentação do projeto e autorização de coleta. Foram coletadas amostras de 50 equídeos e 62 aves domésticas. Análises laboratoriais estão em andamento. No mínimo, 50 pessoas da comunidade foram apresentadas diretamente ao projeto e ao SISS-Geo e 14 pessoas, incluindo professores, estudantes, residentes e agentes de endemias participaram do projeto. Em quase a totalidade das propriedades, os moradores desconheciam o MADV e a doença. Excetuando-se uma propriedade, a assinatura do TCLE, autorizações do uso da imagem e de vacinação foram realizadas com entusiasmo pelos produtores. Ademais, até o momento, a imunização com duas doses da vacina para MADV foi realizada em 16 equídeos participantes. O projeto enfatiza, portanto, a importância da conscientização sobre o MADV e instiga, sobremaneira, a inclusão na ciência cidadã e vigilância participativa. A colaboração e o engajamento da comunidade e da vigilância ambiental municipal foram essenciais para o sucesso desta iniciativa, evidenciando o papel transformador da educação no âmbito da saúde pública. "Agradecimento ao CNPq, CAPES, FAPEMIG, UFV e Funarbex pelo apoio no desenvolvimento deste trabalho"
Palavras Chave
Arbovirus; Zoonoses; Saúde Única; Uma Só Saúde; Arboviroses
Área
Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Larissa Berdine Gomes de Jesus, Meylling Mayara Linhares Magalhães, Gabriela Souza Bem, Gabriel Soares de Freitas, Letícia Santos Silva Domingues, Ana Flávia Morais, Joelson Rodrigo de Paula, Ewelyn Vitoria Jesus Dias Gonçalves, Alexandre Eustáquio Souza Martino, Rodrigo Alves Barros, Alex Pauvolid-Corrêa