Dados do Trabalho


Título

Avaliação do perfil de sensibilidade de cepas clínicas Candida spp a antifúngicos comerciais

Introdução

Fungos do gênero Candida podem acometer animais domésticos, provocando uma série de enfermidades nos sistemas dermatológico, respiratório, urinário e gastrintestinal. Os tratamentos convencionais para casos de infecções provocadas por Candida spp incluem uma associação de fármacos sistêmicos combinada com a farmacoterapia de uso tópico, quando necessário, sendo os de primeira escolha os derivados azólicos. 

Objetivo (s)

Em função do perfil de resistência de cepas de Candida isoladas de humanos, atrelada ao intimo contato entre humanos e animais, este trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de suscetibilidade de Candida spp isoladas de pacientes caninos com otite fúngica. 

Material e Métodos

Foram utilizadas 18 cepas de Candida spp. pertencentes à micoteca do Laboratório de Pesquisas Micológicas (LAPEMIC), provenientes de amostras clínicas de pacientes caninos com otite, cujas espécies foram identificadas utilizando o sistema Vitek, associado a testes do tubo germinativo, crescimento diferencial em Chromagar Candida™ (BD), auxanograma e zimograma. Os testes de sensibilidade foram realizados de acordo com o protocolo M44-A2 (Clinical and Laboratory Standards Institute), sendo avaliados o itraconazol, cetoconazol, fluconazol, miconazol, clotrimazol, nistatina, anfotericina B e econazol.

Resultados e Conclusão

Das 18 amostras, oito eram C. parapsilosis, cinco C. glabrata, três C. tropicalis, uma C. albicans e uma Candida sp. Apenas duas cepas foram sensíveis a todos os antifúngicos, 14 cepas foram resistentes a itraconazol, 13 cepas resistentes a econazol, 12 cepas resistentes a clotrimazol, sete resistentes a cetoconazol, cinco cepas a fluconazol e uma cepa a anfotericina B. Dentre o perfil de sensibilidade avaliado por espécie, C. parapsilosis foi a que apresentou menor perfil de resistência a múltiplos antifúngicos, seguida de C. tropicalis e, por fim, C. albicans. Estes resultados demonstram uma resistência expressiva de cepas de Candida isoladas de caninos domésticos com otite, portanto é preciso reavaliar os protocolos terapêuticos empregados e continuar na busca de alternativas sejam mais eficazes no tratamento dos pacientes veterinários.

Palavras Chave

Canino; Candida; tratamento; resistência

Área

Eixo 12 | 3.Micoses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Jessica Sá Dourado Santos, Priscila Serra Araújo, Ludimila Sá Barreto de Almeida, Felipe Oliviera Pinto, Monica Mattos dos Santos