Dados do Trabalho


Título

Aplicação do Value Stream Map para o diagnóstico molecular das leishmanioses em um centro de referência no Rio de Janeiro

Objetivos(s)

Avaliar por meio do VSM o fluxo de valor da metodologia de PCR para o diagnóstico de Leishmanioses realizado no Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses (LaPClinVigiLeish) INI/FIOCRUZ.

Relato do Caso

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma das metodologias mais empregadas para o diagnóstico molecular das leishmanioses. Avaliar o tempo de execução da PCR é importante para otimizar os protocolos do laboratório. O Value Stream Map (VSM) é uma ferramenta visual que avalia as etapas de produção evidenciando as etapas que são relevantes e pontuando as que que necessitam de melhoria. Sua implementação na área da saúde tem melhorado a gestão dos serviços de saúde, otimizando o tempo de atendimento dos pacientes. O estudo de caso analisou o laboratório de referência diagnóstica em Leishmanioses, no Rio de Janeiro, considerando como fluxo de valor o tempo de execução PCR até a liberação do laudo. As etapas foram cronometradas durante 3 visitas técnicas, onde se acompanhou o diagnóstico de 7 amostras. Dados das planilhas estatísticas com as datas de recebimento e liberação do laudo também foram considerados. A coleta de amostras ocorre às segundas e quartas feiras e as amostras coletadas são enviadas para o LaPClinVigiLeish. Com base no VSM, o tempo desde a recepção das amostras até a emissão do laudo é de 23.581 minutos. Durante o processo de diagnóstico molecular, foi observado que a extração de DNA das amostras é a etapa de maior duração, com 240 minutos, seguida pela PCR, com 150 minutos. Para a visualização do resultado é feita a eletroforese em gel que levou 110 minutos e por fim o registro dos resultados com 30 minutos. Entre as etapas, foram identificados 23.040 minutos de espera entre as etapas descritas, e apenas 2,29% do tempo total é gasto em atividades que agregam valor ao processo de diagnóstico. O VSM constatou um tempo significativo entre o registro das amostras e a extração do DNA (20.160 min). Isso ocorre porque os ensaios de PCR são realizados com intervalo de 14 dias para otimizar os recursos usados na eletroforese, devido à baixa demanda de pedidos para o exame. No entanto, é possível reduzir o intervalo de 1 dia entre a extração de DNA e a PCR para melhorar a eficiência do processo, bem como automatizar as etapas de registro e liberação dos laudos.

Conclusão

O VSM possibilita uma ampla análise de todo fluxo de valor, com a proposta de mudanças assertivas para otimizar o tempo de diagnóstico, e melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo centro de referência.

Área

Eixo 19 | Outros

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Giulia Ribeiro Fernandes, Elane Pereira da Silva, Fernanda Araújo Lopes Sales, Jéssica Victória Vicente da Cunha, Aline Fagundes da Silva