Dados do Trabalho


Título

Surto de Leishmaniose Tegumentar em municípios do corredor ecológico da mata ciliar do Rio Una, São Paulo, 2021.

Introdução

A leishmaniose tegumentar (LT) é uma antropozoonoses que necessita de abordagem no contexto da saúde única pelos múltiplos fatores que levam a sua ocorrência. O aumento de casos no início de 2021 em área geográfica delimitada no município de Pindamonhangaba justificou a realização desse estudo.

Objetivo (s)

Investigar a ocorrência de surto de LT, descrever as características epidemiológicas, avaliar os fluxos de diagnóstico e tratamento e propor recomendações.

Material e Métodos

Estudo descritivo de casos de LT em residentes dos municípios de Pindamonhangaba e Tremembé que apresentaram relação espacial com o corredor ecológico da mata ciliar do Rio Una, jan-set/2021. A confirmação laboratorial foi por anatomopatológico, parasitológico direto, PCR e imuno-histoquímica. Fonte de dados foram SINAN-Net, FAM e entrevista com os casos, mediante autorização, por meio de visita domiciliar ou contato telefônico. Realizou-se avaliação ambiental, instalação de armadilhas para captura e identificação de vetor pela equipe da SUCEN-R03-Taubaté juntamente com as equipes municipais. Esse estudo não foi submetido ao CEP por ser ação não programadas e desencadeadas por demanda de investigação de evento em saúde pública. Foram mantidas o sigilo e confidencialidade das informações.

Resultados e Conclusão

Foram confirmados 17 casos de LT, sendo 11 (64,7%) casos em Pindamonhangaba e 6 (35,3%) em Tremembé. O início dos sintomas ocorreu entre de jun/2020 a abr/2021. A mediana, em dias, entre a DIS e o diagnóstico foi de 133 (intervalo: 33-375). Os casos apresentaram mediana de idade de 32 anos (intervalo:2-70) e o sexo feminino foi mais prevalente (58,8%). Caso novo representou 100%; 94,1% (16/17) dos casos apresentaram forma cutânea, diagnóstico laboratorial e cura. O PCR de fragmento de lesão resultou detectável para Leishmania (Viannia) braziliensis em quatro pacientes. Atividades de educação em saúde para profissionais da saúde e comunidade foram realizadas pelas equipes municipais. A espécie de flebotomíneo envolvida na transmissão desse surto foi Lutzomyia (Nyssomyia) neivai. Como conclusões, ocorreu um surto de LT relacionados a infecção em ambiente domiciliar situado em área geográfica do corredor ecológico da mata ciliar do Rio Una nos municípios de Pindamonhangaba e Tremembé. Foi realizada readequações de fluxos de assistência e vigilância para captação de caso suspeito, diagnóstico e tratamento, bem como com IAL e CAF para possibilitar o acesso a diagnóstico e tratamentos precoces.

Palavras Chave

Leishmaniose Tegumentar; surtos; Vigilância em saúde; Saúde Única.

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Silvia Silva de Oliveira Altieri, Briner Castelli Azevedo, Suely Aparecida Alves, Leonardo Antunes Martuscelli, Ricardo da Costa Manso, Ana Siqueira, Maria Lucia Fadel Condino, Carmen Luiza Monteiro Paes Guisard, Renata Ferreira de Oliveira, Roberto Mitsuyoshi Hiramoto, Roberta Maria Fernandes Spinola