Dados do Trabalho
Título
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS A TUBERCULOSE EM PRIVADOS DE LIBERDADE NO ESTADO DE RONDÔNIA, NORTE DO BRASIL
Introdução
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, constitui um sério problema de saúde pública no Brasil e em parte do mundo devido a alta incidência e mortalidade em decorrência do agravo. As determinações sociais e de saúde como baixa renda, educação, alcoolismo, tabagismo e condições habitação estão intrinsicamente associadas ao adoecimento, a exemplo disso, pessoas privadas de liberdade apresentam maior risco e vulnerabilidade ao adoecimento.
Objetivo (s)
Analisar o perfil da tuberculose em indivíduos privados de liberdade no estado de Rondônia.
Material e Métodos
Estudo ecológico, descritivo e retrospectivo realizado a partir dos casos de tuberculose na população privada de liberdade no estado de Rondônia notificados no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), entre os anos de 2018 e 2022. Para a análise estatística, utilizou-se o softaware Package for the Social Sciences (SPSS).
Resultados e Conclusão
Entre 2018 e 2022 foram notificados 577 casos novos de tuberculose na população estudada, sendo 2019 o ano de maior incidência (26,34%). Houve predomínio da infecção no sexo masculino (95,66%), em homens não brancos (90,4%), com faixa etária entre 20-39 anos (84,3%). A forma clínica pulmonar ocorreu em 92,85% dos casos, a cultura de escarro não foi realizada em 53%. A coinfecção tuberculose/HIV ocorreu em 5,5% da amostra, outros fatores como tabagismo e etilismo não foram considerados estatisticamente significativos (26,7%, 16,75%, p=0 ,649), respectivamente. O tratamento diretamente observado (TDO) não foi realizado em maior parte dos casos (56,2% p<0,001), a evolução em sua maioria foi de alta por cura e abandono de tratamento (67,2%, 20%; p<0,001), respectivamente. O estudo retrata a alta suscetibilidade a infecção por tuberculose na população privada de liberdade no estado de Rondônia, portando, reforça a importância da adoção de estratégias pelos profissionais de equipes de atenção básica prisional na avaliação dos sintomáticos respiratórios e dos contatos pelos, no diagnóstico precoce, tratamento oportuno e acompanhamento dos casos.
Palavras Chave
Mycobacterium tuberculosis; Tuberculose Pulmonar; Privados de liberdade. 3
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
EMILLY MARINA MARTINS DE OLIVEIRA, WUELISON LELIS DE OLIVEIRA , SUYANE DA COSTA OLIVEIRA , JESSÍCA RECO CRUZ, PAULA SOARES CARVALHO , ALINE DOS ANJOS FARIAS, RAFAEL ADEMIR OLIVEIRA DE ANDRADE