Dados do Trabalho
Título
Análise da implementação de um sistema de gestão de cuidados para a Tuberculose (Sistema iTB) em Manaus, Am: Um estudo piloto
Introdução
A notificação de casos de tuberculose é pilar fundamental no controle e eliminação desta doença que afeta milhões de pessoas no mundo, pois é possível implementar medidas de prevenção, ajudando na identificação de áreas importantes para investimentos ou ajustes nas políticas de saúde pública. Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu o sistema iTB, esta ferramenta de gestão de cuidados visa otimizar o processo de trabalho dos profissionais de saúde no atendimento dos casos de TB e seus contatos, identificar lacunas no manejo, melhorando o cuidado ofertado nos serviços de saúde da Atenção Primária e pela vigilância epidemiológica. O sistema i-TB possui os módulos: Fichas de notificação, Fichas registradas, Monitoramento, Contatos, Alertas, Relatório de casos, Estatística e Raio X.
Objetivo (s)
Descrever e analisar a implementação do sistema iTB em Manaus, Am.
Material e Métodos
Estudo descritivo, baseado nas informações registradas no sistema iTB, de abril de 2023 a abril de 2024. Seguiu-se as seguintes etapas para implementação: (1) Lançamento do piloto do sistema iTB; (2) Expansão para unidades consideradas prioritárias por registrarem pelo menos 20 casos de TB no ano de 2022; (3) Expansão do sistema iTB para outras unidades da rede municipal; (4) Disponibilização do Módulo Contatos para registro e monitoramento; (5) Lançamento do módulo Raio X para agendamento em unidades próprias do município.
Resultados e Conclusão
Em março de 2023, realizou-se a fase piloto em 03 unidades de saúde, até o mês de julho de 2023, expandiu-se para 53 unidades. Em abril de 2024, 156 unidades implantaram o sistema iTB e 778 profissionais encontravam-se cadastrados e capacitados. Durante o período analisado, foram notificados, utilizando o iTB, 2187 casos de tuberculose, estes são monitorados pelo profissional de saúde no sistema. No módulo contatos registrou-se 3160 cadastros. Em janeiro de 2024, implementou-se a solicitação de Raio X, onde são disponibilizadas vagas reservadas para sintomáticos respiratórios, casos e contatos em 06 unidades do município objetivando otimizar o tempo e comodidade do usuário, de janeiro a abril de 2024, realizou-se 565 Raio X mediante as solicitações no iTB. Com os dados analisados, verificou-se a adesão do sistema pelos profissionais, pois reduz a necessidade de processos manuscritos, minimiza erros de transcrição e agiliza o fluxo de informações, além de possibilitar a gestão do cuidado para acompanhar prazos importantes e solicitação de exames, garantindo uma resposta oportuna e eficaz.
Palavras Chave
Tuberculose; Vigilância em Saúde Pública; Sistemas de Informação em Saúde; Notificação de Doença
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Alexandre Tadashi Inomata Bruce, Daniel Souza Sacramento, Dinah Carvalho Cordeiro, Tyane Pinto de Almeida Jardim, Tamiris Moraes Siqueira, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, Marinélia Martins Ferreira, Viviana Claúdia Paula Conceição Almeida, Kelly Aguiar Noronha Maciel, Rubia Gilvandra Medeiros, Aline Aparecida Monroe