Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DO IMPACTO DA VACINAÇÃO DE COVID-19 NA INCIDÊNCIA E TAXA DE MORTALIDADE POR COVID-19: UMA ABORDAGEM DE ADEQUAÇÃO. PERNAMBUCO, 2020-2021.
Introdução
Introdução: Diante do cenário epidemiológico negativo causado pela Covid-19, um imunizante eficaz seria legitimado como uma solução viável para atenuar as iniquidades da pandemia, associado à outras medidas de prevenção. Diante disso, foi iniciado em 2020 o primeiro programa de imunização coletiva no mundo, implementada no Brasil em 2021. Dessa forma, é importante considerar a analise do impacto da vacinação da Covid-19 na incidência e na taxa de mortalidade por Covid-19, considerando urgente a necessidade de somar esforços para mitigar a pandemia e seu volumoso número de casos e óbitos.
Objetivo (s)
Objetivo: Analisar o impacto da vacinação da Covid-19 na incidência e na taxa de mortalidade por Covid-19 em Pernambuco entre 2020 e 2021.
Material e Métodos
Material e Métodos: Trata-se de um estudo ecológico, de série temporal, no estado de Pernambuco, entre 2020 e 2021. Utilizou-se os dados de casos e óbitos confirmados por Covid-19, residentes no estado. A fonte dos dados foram o NOTIFICA-PE (Sistema de Informação local, sobre notificação da Covid-19), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Programa Estadual de Imunização. Analisou-se as tendências temporais dos coeficientes de incidência e taxa de mortalidade por Covid-19, além da cobertura vacinal deste agravo. Utilizou-se métodos de regressão linear e joinpoint para análise das tendências e identificação de pontos de inflexão nas curvas de incidência, mortalidade e cobertura vacinal. Foi efetuado o cálculo do incremento mensal - Monthy Percent Change (MPC) para cada ano do estudo, onde cada ponto de inflexão indicou uma alteração na reta. Este estudo está em conformidade com a Resolução nº 510 de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, preservando o sigilo e a privacidade dos dados que foram estudados.
Resultados e Conclusão
Resultados: Houve acentuada queda no coeficiente de incidência (-56,96% ao mês) e mortalidade (-57,79% ao mês) por Covid-19 no estado. Observou-se inflexão negativa das curvas de incidência e mortalidade após a implantação da vacinação em Pernambuco. Observou-se também que após aumento na cobertura vacinal (314% ao mês) há a coincidência com o ponto de inflexão de redução na incidência e mortalidade por Covid-19 em Pernambuco. Conclusão: Além de outras medidas de controle, o fortalecimento de medidas de prevenção como a vacinação e a garantia da oportunidade em sua cobertura, contribuiu para a melhoria do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado de Pernambuco.
Palavras Chave
COVID-19; óbitos; Vacina
Área
Eixo 15 | Vacinas e imunizações
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Paulino Albuquerque Neto, Janaina Gomes Feitosa, Lucas Rodrigues Santos, Eveline D’Andrada Cruz, Gisele Cazarin Cazarin, Monik Silva Duarte, George Santiago Dimech, Bruno Isao Ishigami, José Lancart de Lima