Dados do Trabalho


Título

Mapeamento participativo de potenciais criadouros de mosquitos na comunidade de Tambai, Sofala, Moçambique

Introdução

A presença e distribuição de criadouros de mosquitos determina a transmissão da malária. O conhecimento da comunidade permitem obter informações detalhadas sobre a distribuição, localização e temporalidade dos potenciais criadouros de mosquitos. Com o mapeamento participativo pode aceder-se ao conhecimento e envolver a comunidade, ambos fatores fundamentais para desenvolver estratégias de eliminação da malária. 

Objetivo (s)

Mapear os potenciais criadouros de mosquitos em Tambai, distrito de Nhamatanda, província de Sofala, Moçambique, utilizando o mapeamento participativo.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo qualitativo, transversal no distrito de Nhamatanda, comunidade de Tambai, província de Sofala, em Maio de 2023. Fizeram parte do estudo 94 participantes, subdivididos em 10 grupos e géneros diferentes. Os dados foram colhidos através de um guião de discussão de grupos focais. As variáveis sociodemográficas foram analisadas utilizando estatística descritiva. Os dados qualitativos foram analisados utilizando a técnica de análise temática. Todos potenciais criadouros identificados foram georreferenciados utilizando o Sistema de Posicionamento Geográfico.

Resultados e Conclusão

Foram mapeados 125 potenciais criadouros de mosquitos, dos quais 36 permanentes e 89 temporários. O género e a idade determinaram o número e a diversidade dos potenciais locais de reprodução identificados pelos grupos focais. O mapeamento participativo baseado no conhecimento e experiência da comunidade, permitiu entender a perceção espacial de risco de transmissão da malária, assim como a localização, dimensão e a importância dos potenciais criadouros de mosquitos.  O mapeamento participativo comunitário mostrou-se uma metodologia adequada para a identificação de potenciais criadouros de mosquitos e poderá ser utilizado pelo Programa Nacional de Controlo da Malária para identificar os potenciais criadouros de mosquitos, a fim de estabelecer um sistema eficiente de vigilância larval, melhorando simultaneamente o envolvimento da comunidade e as estratégias de controlo.  

Palavras Chave

Mapeamento participativo; controlo larval; comunidade; mosquitos; malária

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Joaquim Lequechane, Isabel Craveiro, Nicole Azevedo, Ana Paula Abílio, Edna Zimba, Maria Carvalho, Ana Duajá, Luzia Gonçalves, João Manuel, Henrique Silveira