Dados do Trabalho
Título
EPIDEMIOLOGIA DOS PACIENTES ATENDIDOS NA PANDEMIA DA COVID-19 POR UM HOSPITAL DE CAMPANHA DO SUDOESTE GOIANO
Introdução
A COVID-19 é uma patologia causada pelo vírus SARS-CoV-2, altamente contagioso que se espalha principalmente por gotículas respiratórias através da tosse, espirro, fala ou respiração de uma pessoa infectada, além do contato com superfícies contaminadas. Os primeiros casos surgiram na cidade de Wuhan, na China em dezembro de 2019, e em cerca de um mês já acometiam indivíduos de todos os continentes, alcançando o município de Rio Verde – GO em março de 2020. Os pacientes infectados pela COVID-19 podem não apresentar sintomas ou ter apenas sintomas leves, enquanto outras podem desenvolver sintomas graves, incluindo falta de ar, dor no peito, febre alta e tosse persistente. O risco de desenvolver sintomas graves é maior em pessoas idosas e em pessoas com condições de saúde subjacentes. Durante a pandemia da COVID-19, os hospitais de campanha foram utilizados como uma alternativa eficaz e eficiente na ampliação da capacidade de atendimento da rede hospitalar existente de forma temporárias.
Objetivo (s)
Este estudo foi realizado para conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes internados no Hospital de Campanha do município de Rio Verde – GO.
Material e Métodos
Foi realizado estudo retrospectivo unicêntrico que avaliou os prontuários de todos os pacientes internados no Hospital de Campanha de Rio Verde – GO durante o seu funcionamento. A realização do estudo foi feita após autorização da Secretaria Municipal de Saúde e da direção da unidade hospitalar, após os pesquisadores assinarem um Termo de Compromisso de Utilização de Dados. Foram incluídos os prontuários disponíveis no momento da coleta, a qual foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2021, de onde foram extraídas informações sociodemográficas, antecedentes de saúde e internação.
Resultados e Conclusão
A referida instituição funcionou ininterruptamente entre 24 de abril de 2020 e 24 de outubro de 2021, e atendeu 1648 pacientes, suspeitos ou com confirmação de estarem com a COVID-19, sendo 416 no ano de 2020 e 1232 no ano seguinte, os quais 112 (6,79%) foram transferidos para leitos de alta complexidade e 19 (1,16%) foram a óbito, em todo o período. A média de idade dos pacientes foi de 66,19+ 21,1anos; houve predominância do sexo masculino (52,1%) e as principais comorbidades associadas foram: obesidade (72,3%), hipertensão arterial sistêmica (64,9%), diabetes mellitus (55,5%) e doenças respiratórias prévias (44,3%). Os resultados demonstram que os pacientes internados durante a campanha eram idosos masculinos e portadores de comorbidades.
Palavras Chave
COVID-19; Pandemia; SARS-CoV-2.
Área
Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Wanderlei Gonçalves Mesquita Júnior, Breno Augusto Luz Silva, Caio Falchi Moreira Honorato, Axcel Vinicius Magalhães Silva, Ana Paula Felix Arantes, Lidianne Nascimento Damasceno, Djan Barbosa Freitas, Fabiana Machado Pires, Renato Canevari Dutra Silva