Dados do Trabalho


Título

OCORRÊNCIA DE SURTOS DE VARICELA NO ESTADO DO PARÁ, NO ANO DE 2023

Introdução

A varicela é uma doença viral de notificação compulsória para casos graves que precisaram ser hospitalizados e óbito. Embora seja uma doença imunoprevenível, no ano de 2023, o Estado do Pará notificou 13 surtos, sendo 75 casos confirmados e registrados na planilha de acompanhamento de surto.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico de surtos de varicela ocorridos no Estado do Pará no ano de 2023.

Material e Métodos

A população do estudo correspondeu a 75 casos confirmados clinicamente no ano de 2023, Estado do Pará, registrados na planilha de acompanhamento de surto. As variáveis epidemiológicas utilizadas foram: sexo, idade, município de residência, zona, local de ocorrência, mês de ocorrência e óbitos. Os dados foram obtidos por meio da base de dados do SINAN por meio da notificação individual, módulo surto e relatórios de surto.

Resultados e Conclusão

Entre 1 de janeiro e 11 de dezembro de 2023 foram notificados 13 surtos de varicela no estado do Pará, com total de 75 casos confirmados clinicamente e registrados na planilha de acompanhamento de surto. Dos 13 surtos notificados, 61,5% (8/13) ocorreram na zona urbana e 69,2% (9/13) o local de ocorrência foi creche/escola; os surtos ocorreram a partir de março de 2023 e o último em outubro de 2023, sendo 53,8% (7/13) no primeiro semestre. Em relação a estratificação do casos confirmados e registrados, dos 75 casos confirmados, 69,3% (52/75) foram do sexo masculino; a faixa-etária mais prevalente foi 1 a 4 anos, correspondendo a 40% (30/75); o município de residência com maior número de casos foi Chaves, localizado no Arquipélago do Marajó, com 50,7% (38/75); a zona rural, 83,8% (62/74 - *um caso encontra-se com esta informação em branco) foi a que ocorreu o maior número de casos; o local de ocorrência com maior número de casos foi em creche/escola com 48% (36/75); o mês de maior número de casos foi maio 48% (36/75) e não houve óbito relacionado aos surtos confirmados no estado. Podemos concluir que a ocorrência predominante em creche/escola deve ter atenção maior a esse público, reforçando a importância da vacinação contra varicela nesta faixa-etária, haja vista que a grande maioria dos casos ocorrem em crianças menores de 5 anos de idade. Há necessidade que os serviços de saúde tenham disponíveis o imunobiológico contra varicela, para que não ocorra indisponibilidade no ato da procura, reduzindo desta forma a cobertura vacinal.

Palavras Chave

Varicela; Catapora; surto; Epidemiologia; Estado do Pará.

Área

Eixo 17 | 2.Vigilância em saúde - Investigação de Surtos

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Daniele de Barros Galindo, Fábyla D'Tácia Brito Trindade, Deisiane da Silva Mesquita, Silvana Silva Chaves, Adriana Pimentel Veras, Flávia Lethycia Baia da Fonseca, Arnaldo Jorge Martins Filho