Dados do Trabalho
Título
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À SIFILIS GESTACIONAL EM PORTO VELHO, RONDÔNIA, BRASIL
Introdução
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, curável e exclusiva do ser humano, que quando adquirida na gravidez e não tratada oportunamente e adequadamente, pode resultar em desfechos perinatais como aborto, prematuridade, baixo peso ao nascer, natimorto e transmissão vertical da doença para o bebê.
Objetivo (s)
Determinar a prevalência e os fatores associados aos casos de sífilis em gestantes notificados em Porto Velho, no período de 2018 a 2022.
Material e Métodos
Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, ecológica e retrospectiva, com abordagem quantitativa, a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), das notificações de sífilis gestacional no período de 2018 a 2022 em Porto Velho, Rondônia. Realizou-se análise estatística descritiva com o programa estatístico Package for the Social Sciences (SPSS) e os resultados estão apresentados em tabelas e gráficos.
Resultados e Conclusão
No período estudado, verificou-se 975 casos de sífilis gestacional notificados, com prevalência em mulheres adultas jovens (92,0%), pardas (80,2%), que cursaram o ensino médio (46,8%) e residentes da zona urbana (93,8%) do município. Foram diagnosticadas tardiamente (65,3%), na fase primária (41,2%) da doença, apresentavam teste treponêmico (70,2%) e não treponêmico reativos (90,2%), receberam tratamento com Penicilina benzatina 7.200.000 UI (60,1%), cujos parceiros não receberam tratamento (58,1%). Dentre os fatores associados à ocorrência de sífilis gestacional, identificou-se fatores sociodemográficos, comportamentais e de assistência à saúde que ainda precisam ser alcançados pela atenção primária à saúde e políticas públicas. Os achados deste estudo podem servir de indicadores de qualidade de atenção e vigilância à saúde, apresentando um diagnóstico situacional do agravo no último quinquênio, enquanto as associações verificadas indicam a necessidade de redirecionamento das ações para as mulheres conforme as características apresentadas, visando a redução e manejo da sífilis gestacional, bem como suas consequências perinatais.
Palavras Chave
Gestantes; Infecções sexualmente transmissíveis; treponema pallidum; Sífilis.
Área
Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
WUELISON LELIS DE OLIVEIRA , EMILLY MARINA MARTINS DE OLIVEIRA, ADRIANA TAVARES HANG, ALINE DOS ANJOS FARIAS, JANDRA CIBELE RODRIGUES DE ABRANTES LEITE, JESSÍCA RECO CRUZ