Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos larvicidas VectorBac (WG), NatularTM (Espinosade) e Pyriproxifen na eclosão de ovos da população de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) no município de Natal/RN.

Introdução

O Aedes aegypti é o principal vetor dos vírus que causam arboviroses no Brasil, gerando grandes transtornos à saúde pública e coletiva. O Ministério da Saúde (MS) preconiza como principal ação de controle vetorial a utilização de larvicidas aplicados pelos agentes de endemias, impedindo que o vetor chegue à fase adulta. Frequentemente populações de Aedes aegypti desenvolvem mecanismos de resistência aos produtos utilizados, nesse sentido é fundamental realizar estudos sobre efetividade dos larvicidas preconizados pelo MS continuamente.

Objetivo (s)

O estudo objetivou avaliar o desempenho de três larvicidas na eclosão de ovos da população de Aedes aegypti no município de Natal/RN:  VectorBac (WG), introduzido recentemente pelo MS; NatularTM (Espinosade) em uso no momento pelo serviço de saúde; e o Pyriproxifen. Utilizado em anos anteriores. 

Material e Métodos

O trabalho foi desenvolvido na Unidade de Vigilância de Zoonoses, comparando as taxas de eclosão de ovos nos três primeiros meses de introdução de cada um dos larvicidas, entre 2016 e maio de 2024. Semanalmente 396 armadilhas ovitrampas foram distribuídas em toda a cidade, com distância de 300 metros cada, tratadas com o larvicida que estava em uso no período. Realizou-se a contagem de ovos nas palhetas das ovitrampas com auxílio de microscópio estereoscópio; as palhetas com ovos foram submetidas a eclosão e analisadas diariamente. 

Resultados e Conclusão

Observou-se as seguintes taxas de eclosão nos três primeiros meses de uso dos larvicidas respectivamente: VectorBac (WG) 21,8%; Natular ™ (Espinosade) 0%; Pyriproxifen 31,6%. Os resultados demonstraram boa eficácia dos três produtos utilizados, evidenciando uma baixa taxa de eclosão de ovos em ambos, mas deve-se destacar que o produto NatularTM (Espinosade) demonstrou desempenho superior por apresentar taxas negativas durante o período avaliado, porém é interessante que análise seja realizadas em um período comparativo maior futuramente, permitindo melhor compreensão do desempenho dos larvicidas. Estudos comparativos são fundamentais para a vigilância entomológica compreender a fisiologia da população de vetores, permitindo otimizar as estratégias de controle e prevenção a arboviroses nos serviços de saúde prestados no município.  

Palavras Chave

Controle Vetorial; ovitrampa; Vigilância entomológica; larvicidas

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

márcia cristina melo moura, rodrigo moreira pedreira , amanda rodrigues aguiar, Josinaldo vidal de oliveira, Lêda pinheiro de sousa , Pedro paulino gomes junior, Monique ferreira da silva, Jan pierre martins araujo , Paula Blandy Tissot Brambilla blandy tissort brambilla