Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DAS DIRETRIZES NECESSÁRIAS VISANDO A CRIAÇÃO DE PROTOCOLOS ESPECIALIZADOS DE ATENÇÃO AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE ANIMAIS (PSAA)
Introdução
A Situação de Acumulação de Animais (SAA), acompanhada ou não de transtorno mental relacionado com a Situação de Acumulação Animal (SAA) é o Transtorno de Acumulação (TA) presente na 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, ainda requer uma intervenção planejada realizada por uma equipe interprofissional intersetorial. No Brasil, existe a necessidade de fomentar políticas públicas que garantam a assistência integral se crie um fluxo de atenção a saúde desde a atenção básica ao tratamento especializado. E Num protocolo de atenção à PSAA, o atendimento e acompanhamento deve ressaltar as responsabilidades entre os agentes e setores públicos envolvidos.
Objetivo (s)
O presente trabalho propõe uma intervenção coordenada com a utilização de planejamento estratégico situacional (PES) para tonar possível a implantação do protocolo especializados de atenção as pessoas em situação de acumulação de animais (PSAA) visando melhores resultados em cada caso.
Material e Métodos
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com pesquisa aplicada com abordagem qualitativa de acordo com os moldes de uma situação-problema em que os conhecimentos adquiridos na revisão foram utilizados para construir e apresentar um protocolo com base na identificação das principais causas modificáveis e descritas nos nós críticos. A busca dos materiais ocorreu em bases de dados e biblioteca, SCIELO, MEDLINE, SCOPUS e LILACS. Os descritores utilizados foram “protocol”, “animal hoarding”, “acumuladores de animais”*, “protocolo”, e “saúde pública”.
Resultados e Conclusão
A amostra final foi constituída por 23 publicações, publicadas entre 2018 e 2023. Essa pesquisa reafirma a necessidade de implantação de um protocolo específico no atendimento de casos de acumulação animal. Foram encontrados aspectos facilitadores e dificultadores nos trabalhos envolvendo pacientes com TA (transtorno de acumulação), de acordo com servidores públicos. Então, a partir da adequação de trabalhos com propostas de protocolos de intervenções no setor da saúde, com equipes interprofissionais, como em Saqueti & Peres (2021), para os casos de acumulação animal, é notada a possibilidade de reduzir a ocorrência de erros e tornar os processos mais confiáveis aumentando a confiabilidade e desenvolvendo estratégias seguras que possam antecipar, prevenindo e bloqueando erros antes de causarem danos. Tais estratégias devem proativas para gerir continuamente os riscos em ambientes menos controlados como clínicas e laboratórios.
Palavras Chave
acumulação de animais; animal hoarding; protocolo; Saúde Pública; protocol
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Luana Clarice Neves , Camila Stefanie Fonseca de Oliveira, Danielle Ferreira de Magalhães Soares, Ita de Oliveira e Silva, Graziela Ribeiro da Cunha